Para morar bem

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Cozinha foi inspirada na cidade italiana Castelfranco Veneto. Foto: Divulgação

Elis Regina queria uma casa para ficar ‘no tamanho da paz’. A dela, no caso, ficava no campo. Mas, independentemente de onde estejam construídos os alicerces da moradia, todo mundo sonha em desfrutar da mesma sensação brilhantemente interpretada pela cantora. Todos querem morar bem: passar pela porta e sentir tranquilidade, conforto. É com esta consciência que a 28ª edição da Casa Cor, maior evento de decoração da América Latina, abriu as portas para exibir tendências de tonalidade, integração de cômodos, sustentabilidade e, principalmente, tecnologia. Confira a seguir alguns dos 79 ambientes que estarão em exposição no Jockey Club de São Paulo até 20 de julho.

Revival
A cozinha Verona, da arquiteta Adriana Giacometti, foi inspirada na cidade da família, Castelfranco Veneto, no Norte da Itália. Para compor o ambiente, ela equilibrou elementos das construções históricas do país da bota – por isso a escolha de tijolos, pedra, linho e tons neutros – com a plasticidade da cozinha contemporânea, que é funcional, automatizada e sustentável. As luzes, por exemplo, são controladas por um tablet fixado na parede, e as receitas são projetadas no vidro do cooktop. Ao centro, um lustre de cristais Baccarat do século 19.

New York, New York
Os lofts de Nova York da década de 1970 foram os cenários escolhidos pela arquiteta Francisca Reis para criar um home theater para a Casa Cor. Ele foi decorado com obras de fotógrafos internacionais e um mix de mobiliários de designers conceituados. O ambiente não é dividido por paredes e conta com um sistema de automação que comanda o áudio, o vídeo e tem sete cenas de iluminação. O projetor possui 42 polegadas.

Apartamento do futuro
O espaço Futuro sob Medida, criado pela Vitacon, é seis em um: reúne dormitório, sala de estar, home office, cozinha, sala de jantar e espaço de lavanderia, o que torna o ambiente prático e funcional. Os materiais são de pouca manutenção. Ao toque de um botão, a cama se desprende da parede e a sala se torna, automaticamente, um quarto.

Espaço da Menina homenageou os 40 anos da Hello Kitty. Foto: Divulgação

Comemoração
Para contemplar as jovens, o Espaço da Menina, feito por Andrea Pontes, homenageou os 40 anos da Hello Kitty. O ambiente, com 37 m², é dividido em antessala (para a garota assistir a filmes ou jogar videogame) e sala (para estudar e fazer maquiagem), separadas por uma passagem construída no formato da cabeça da personagem. As cores predominantes são vermelho, preto e branco, e o piso, emborrachado e silencioso, permite que se circule confortavelmente.  

Artista
Alma jovem, sensível e apreciadora da arte e da natureza. Este é o perfil de um possível proprietário do espaço Amendoeira, desenvolvido pelas arquitetas Agnes Manso e Alice Miglorancia, do Studio SM2. Nele, uma das paredes, com sete metros de largura, apresenta a obra Amendoeira em Flor, pintada por Vincent Van Gogh em 1890. O artista holandês também está presente no conceito de transformar o estúdio, com 68 m², em ateliê. Lá é possível descansar, dormir, trabalhar e cozinhar. A cabeceira da cama é feita com painel de couro de boi e almofadas acopladas, que podem ser trocadas, o que renova o ambiente a qualquer momento.

A dois
As arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli criaram a Suíte do Casal baseadas na sofisticação de um dos estilistas mais importantes do século 20: Ralph Lauren. Para tanto, combinaram tecidos nobres, materiais sofisticados e mobiliário clássico. Agregaram à suíte escritório, sala de estar, copa e adega. O resultado? Um loft multifuncional de 120 m². A decoração primou por tecidos em tons de azul, dourado e cobre. Os destaques vão para a cama com cabeceira em espinha de peixe, o crochê aplicado nas paredes e o teto em bambu, palha de seda e madeira de demolição.

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados