Culinária ayurvédica

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Silvia Perotti

A Ayurveda é uma técnica medicinal indiana nascida há milhares de anos. Passada de geração a geração, primeiro de forma oral e depois em documentos e livros, essa ciência é o acúmulo dos conhecimentos de milhões de pessoas que viveram e aprenderam na prática as causas de diversas doenças e seus respectivos tratamentos. Foi da vivência dos indianos com problemas de saúde e com as soluções por eles encontradas que nasceu a medicina ayurvédica. O conhecimento se consolidou ao longo dos milênios e o que hoje existe é uma ciência amplamente reconhecida por sua eficácia na melhora da qualidade de vida de quem a pratica.

Um dos princípios da Ayurveda é que ser saudável não significa estar livre de doenças. Há também diversas limitações que podem nos impedir de alcançar todo o nosso potencial. Sono ruim, cansaço e desânimo, por exemplo, são problemas que tendem a prejudicar uma vivência plena. Para realmente desfrutar de uma boa qualidade de vida e, principalmente, ser feliz, é preciso atingir o equilíbrio entre corpo e mente. Para isso, há um caminho a ser percorrido. É preciso, antes de tudo, se conhecer. O autoconhecimento é essencial no caminho da liberdade, que leva à vida saudável. Essa liberdade é conquistada quando sabemos o que é bom ou ruim para nós mesmos. E uma das principais maneiras de controlar essa balança é a alimentação. Por isso, a culinária ayurvédica desponta como uma forma de atingir esta harmonia. 
Pense na alimentação dentro da Ayurveda como uma dieta prescrita exatamente para você. Em vez de seguir regimes genéricos, que raramente levam a um resultado prático, a culinária ayurvédica possibilita escolher o que melhor se adequa ao seu organismo. É a ingestão dos ingredientes corretos, de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa, sem exageros nem desvios, que faz com que corpo e mente atinjam o equilíbrio necessário. Assim, não adianta deixar de comer carboidratos se seu organismo precisa deles. Nem é preciso deixar de comer carne para ter uma boa digestão se você necessita de mais proteínas. O segredo é saber escolher. 
Outro ponto importante é adequar a alimentação ao ambiente. As estações do ano influenciam no funcionamento de nosso corpo. Escolher os alimentos certos para cada época permite harmonizar o físico com o mundo ao redor. No fundo, a culinária ayurvédica nada mais é que usar a inteligência e os sentidos de maneira positiva. E ter autoconsciência é palavra-chave. Por exemplo, você presta atenção ao seu organismo logo após ingerir alimentos? A maneira como o corpo reage após comermos algo quente, frio, crocante, pastoso, fibroso ou liso conta bastante. Ao nos observarmos, aprendemos o que melhor combina conosco. Saber como sentir essas diferentes reações e escolher a melhor opção é um aprendizado simples, baseado nos milênios de conhecimento acumulados pela Ayurveda. 
Claro, tudo isso exige direcionamento. Para tanto, há ótimos livros e diversos cursos e palestras sobre a Ayurveda. O importante é que, seguindo as premissas propostas por esta prática indiana, seja possível encontrar o pleno equilíbrio corporal e, assim, viver com qualidade de vida, potencializando suas habilidades, minimizando males e o melhor: sem se privar de pequenos prazeres.
 
Silvia Perotti é formada em culinária ayurvédica, técnica em medicina ayurveda pela Arsha Yoga Vidya Peetam Trust (Índia) e criadora da metodologia Annapurna.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados