/Saúde & Bem-estar

Benefícios da linhaça

sexta-feira, 28 de agosto de 2009 Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

          A busca por uma dieta saudável e equilibrada é essencial para ter saúde. A vida corrida reflete, muitas vezes, em uma alimentação desregrada e altamente calórica. Para fugir dos problemas que essa conduta pode acarretar, elementos naturais como a linhaça podem ser um bom aliado para o corpo. Além de ajudar na digestão, a semente auxilia na redução de peso e é uma rica fonte de Omega 3.

Vendida em diversas versões, como farinha, óleo, semente ou cápsula, a linhaça – marrom ou dourada - deve ser consumida diariamente. Segundo a nutricionista Flávia Morais, o ideal é ingerir pelo menos três colheres de sobremesa da semente, de preferência triturada, adicionada a bebidas ou comida. 

Segundo a especialista, estudos apontam que, se consumida regularmente, a linhaça ajuda a controlar e prevenir o risco de doenças cardiovasculares porque reduz o colesterol total e o LDL (colesterol ruim), além de reduzir a pressão arterial. “Também atua na diminuição dos sintomas da TPM e as fibras auxiliam no controle de peso e na regularização do intestino”, acrescenta. Quando consumidas, as fibras absorvem água e formam um gel que retarda o esvaziamento do estômago, o que aumenta a saciedade e ajuda a controlar a compulsão alimentar.

Além disso, a especialista ressalta que a linhaça tem efeito antiinflamatório e fortalece a imunidade, por conta da ação antioxidante. Uma das dicas para consumo é misturá-la com frutas, sucos, iogurtes, saladas, sopas, bolos e até pães. A semente, garante Flávia, tem um gosto parecido com noz e não influi no sabor dos demais ingredientes. A única contra-indicação é para pessoas que têm diverticulite ou doença de Crohn com obstrução intestinal.

Receitas

Molho Cremoso de Linhaça
(Mundo Verde)

Ingredientes:
150 ml de azeite de oliva extra-virgem orgânico
100 ml de óleo de linhaça
3 colheres (sopa) de farinha de linhaça
Suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de mostarda
Alho a gosto
Ervas desidratadas a gosto (cebolinha, salsa e tomilho)

Modo de preparo:
Misture o azeite de oliva extra-virgem com o óleo de linhaça e reserve. Hidrate a farinha de linhaça com nove colheres de água morna por 30 minutos. Coloque no liquidificador a farinha de linhaça hidratada, o suco de limão, a mostarda, o alho e as ervas. Bata levemente. Acrescente a mistura de azeite e óleo de linhaça aos poucos, mantendo o liquidificador ligado até formar um molho cremoso e espesso. Use como alternativa à maionese em sanduíches e saladas.

Suco Desintoxicante com Linhaça
(Mundo Verde)
 
Ingredientes:
1 copo (200ml) de água de coco
1 maçã
1 folha de couve
1 colher (sopa) de semente de linhaça

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva a seguir.
 


Comentários

GUSTAVO
29/07/2010
gostaria de saber se sementes de linhaça provocam cistos nos rins. Obrigado.
maria angelica dos reis miquelini
06/04/2010
percebi que minha barriga inchou sera que e a linhaca
CARLOS VIANA
05/03/2010
Bom Dia tenho uma duvida, ja vi varias receitas a base de linhaça só que sempre vem escrito misture linhaça e "reserve" o que é exatamente isso "reverve" é uma substância um oleo uma farinha o que é exatamente por favor me esclareça.
Moizes
17/11/2009
Também gostaria de saber se a farinha de linhaça é boa ou ruím para quem tem diverticulos
maria raimunda
04/11/2009
olha a linhaça e uma maravilha um santo remèdio pra tudo
terezinha
30/10/2009
eu tambem quero saber!
Socorro Mesquita
18/10/2009
Gostei de saber dos beéfícios da farinha de linhaça.
Ronaldo Assed Machado
15/10/2009
Uma coisa é ter divertículos e outra é estar com diverticulite, processo inflamatório instalado. Indago: a linhaça triturada é potencialmente capaz de causar diverticulite em quem tem divertículos? Este ponto não ficou clareado pela colunista e é da maior relevância. Espero merecer, se possível, inclusive no interesse regal, esclarecimentos. Obrigado. Ronaldo

Nome:

E-mail:

Comentário:

Código segurança:

Voltar
Publicidade

Diário do Grande ABC. Copyright © 1991-2014. Todos os direitos reservados