Vida longa ao Rio de Janeiro

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

 Imortalizado em músicas, poesias, filmes e tantas obras artísticas, o Rio de Janeiro entra em temporada mais do que especial. A cidade brasileira mais famosa em todo o mundo completa 450 anos ainda como referência de beleza tropical. O aniversário ocorre em 1º de março, mas série de atrações especiais já se espalha por diferentes pontos para marcar a data memorável.

Entre as opções estão caminhadas planejadas, exposições temáticas, seminários variados, shows comemorativos e disputas esportivas (grande parte delas já aquecendo o público para o que está por vir nos Jogos Olímpicos do ano que vem). No mês de janeiro, destaque para a mostra fotográfica Rio de Janeiro de 1860-1930, com imagens do acervo do Instituto Moreira Salles; o concerto Imortais da Música Brasileira, com obras de Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Pixinguinha, entre outros; e o Rolé Carioca, no qual professores de História comandam passeios culturais pelas principais ruas históricas da cidade. Toda a agenda está separada no projeto Rio450 (www.rio450anos.com.br).

Apesar das novidades, as atenções dos turistas sempre se voltam mais para os cartões-postais que embelezam o Rio há gerações. É o caso do encontro com o Cristo Redentor, aberto desde 12 de outubro de 1931 no topo do morro do Corcovado. A construção de 38 metros de altura é revestida em pedra-sabão e se tornou uma das sete maravilhas do mundo moderno em votação popular ocorrida em 2007.

Para subir até o famoso monumento, os visitantes enfrentam viagem de trem (R$ 62 na alta temporada, que inclui o verão, feriados e fins de semana) que sobe quatro quilômetros pela Floresta da Tijuca. Na estação para pegar o veículo, lojas de souvenir dividem espaço com um pouco da história do bondinho, falando sobre sua chegada da Europa nos anos 1970 até sua atual versão elétrica. A visitação ocorre de segunda a domingo, das 8h às 19h, com saídas a cada 30 minutos. Recomenda-se que o ingresso seja adquirido com antecipação, com a compra podendo ser feita até mesmo pela internet (www.corcovado.com.br).

Outro ponto turístico muito procurado é a Vista Chinesa, local especial dentro da Floresta da Tijuca. Os caçadores de uma boa foto de recordação não podem deixar de passar por lá, uma vez que é possível ter visão panorâmica de alguns dos principais pontos da cidade, casos da Baía de Guanabara, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Arpoador e a Praia do Leblon sem pagar nada. A simpática construção é baseada em obra no tradicional estilo oriental em referência a antigo projeto elaborado pelos chineses que vieram ao Rio no século 19 para cultivar chá, que também servia para a contemplação da paisagem. O local é ponto de encontro de ciclistas dispostos a subir os caminhos da floresta ao redor.

Jardim Botânico tem novidade - A fauna é a grande estrela do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Localizado no bairro o qual dá o nome desde 1808, o instituto de pesquisa serve de casa para cerca de 9.000 tipos de plantas entre exemplares mais populares, como a vitória-régia, até árvores históricas, caso da primeira palmeira imperial do Brasil e pau-brasil.

Um dos destaques do mapa do ponto turístico é o Orquidário, com mais de 20 mil espécies vindas de diferentes partes do mundo – 2.500 são brasileiras. A principal característica da estufa especial é o perfume, incluindo o de baunilha, originário de um tipo específico de orquídea.

No passeio, também há espaço para um pouco de história. O Museu e Sítio Arqueológico Casa dos Pilões fica aberto para visita para quem quer ver de perto fragmentos antigos. Originalmente, a casa servia como oficina de moinho de pilões de fábrica comandada pelo príncipe regente Dom João no começo no século 18. Uma restauração na década de 1980 encontrou vestígios do processo de produção de pólvora e, em 1994, o museu foi reaberto para o público.

Entre milhares de árvores e flores, algumas fontes e corredores, o Jardim Botânico carioca aparece como opção de um piquenique ao ar livre ou um passeio mais tranquilo. A beleza do espaço serve de cenário para diversas sessões fotográficas de gestantes e recém-casados. O ingresso custa R$ 7 de segunda a domingo, das 8h às 17h.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados