Suassuna recebe homenagens

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

 Tem gente que é imortal. Ariano Suassuna é uma dessas pessoas. O escritor paraibano deixou este mundo em 23 de julho de 2014, mas continua sendo celebrado em várias partes do Brasil. A partir de sábado, entra em cartaz Ariano Suassuna – Arte como Missão na Caixa Econômica Federal. O projeto encerra série de homenagens ao autor com retrospectiva fotográfica, ciclo de filmes, exposição e show a R$ 1 no Theatro Municipal.

A exposição de fotos O Decifrador – que pode ser vista gratuitamente na Caixa Cultural (Praça da Sé, 111) até 22 de fevereiro – é assinada por Alexandre Nóbrega, considerado um ‘especialista’ na arte de registrar Suassuna. O fotógrafo convivia com o fotografado e o acompanhava em viagens. Conseguiu captar momentos descontraídos do escritor, incluindo visitas ao Interior da Paraíba e descansando na sua casa de Recife, Pernambuco.

Também foram selecionadas obras produzidas para o cinema e TV, adaptações de trabalhos literários de Ariano, além de documentários sobre o escritor. Os vídeos – O Sertãomundo de Suassuna, A Farsa da Boa Preguiça, O Auto da Compadecida, A Pedra do Reino, Quaderna, Uma Mulher Vestida de Sol, Música Armorial, Princesa Do Sertão e O Santo e a Porca – serão exibidos nos dias 30 e 31 de janeiro, 1º, 6, 7 e 8 de fevereiro também na Caixa Cultural.

A homenagem final fica a cargo de Antonio Nóbrega, mestre das sonoridades das artes populares e um dos integrantes do Quinteto Armorial. Ele fará apresentação única, durante a abertura do evento no sábado, (17) no Theatro Municipal (Praça Ramos de Azevedo. Tel.: 3053-2100). A entrada para ver o músico entoar canções pensadas especialmente para Ariano custa R$ 1.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados