Caminho aberto pelo Globo de Ouro

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

A temporada de tapetes vermelhos do cinema e da televisão está aberta. Os mais poderosos produtores, conceituados diretores e as principais estrelas da arte audiovisual do mundo se preparam para desfilar pelas grandes premiações do gênero. O primeiro compromisso do ano é amanhã, com a cerimônia do Globo de Ouro 2015. Em sua 72ª edição, a festa ocorre mais uma vez em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá transmissão ao vivo para o Brasil a partir das 23h no canal pago TNT.

O evento é promovido pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, formada por jornalistas e críticos de diversos países, casos de Argentina, Cuba, Marrocos, Portugal, Alemanha, Israel, Japão e Austrália, que ficam de olho nos acontecimentos que movimentam as telonas e as telinhas. Entre os representantes brasileiros estão Paoula Abou-Jaoude e Ana Maria Bahiana. Um total de 25 categorias serão premiadas amanhã à noite.

Trata-se de uma cerimônia bem menos formal do que a do Oscar, conhecida por suas regras rígidas e pouquíssima quebra de protocolo. Os indicados se reúnem em mesas durante todo o encontro e, em meio as bebidas e comidas servidas, não param de conversar ao longo da solenidade. Para agitar as coisas, as atrizes Amy Poehler e Tina Fey foram escaladas pela terceira vez como mestres de cerimônia – e as amigas prometem que será a última vez que ocuparão o cargo. Suas tiradas cômicas têm feito a audiência da atração subir e a expectativa é que o melhor número da última década (atingido em 2014) seja batido.

Entre os nomes já escalados para apresentar os prêmios estão Gwyneth Paltrow, Owen Wilson, Chris Pratt, Salma Hayek, Adrien Brody, Amy Adams, Kate Hudson e o popular Robert Downey, Jr., em alta nos últimos anos como o Homem de Ferro dos filmes da Marvel Studios. Outro que subirá ao palco é George Clooney, vencedor desta edição do prêmio Cecil B. DeMille, sempre entregue para celebrar a contribuição de um profissional ao universo cinematográfico diante e atrás das câmeras. Os diretores Martin Scorsese e Steven Spilberg e os atores Robert De Niro e Jodie Foster já foram homenageados.

FAVORITOS
No cinema, as atenções estão voltadas para Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), líder de indicações com sete lembranças, incluindo melhor filme – comédia ou musical, melhor ator – comédia ou musical (Michael Keaton), melhor atriz coadjuvante (Emma Stone) e melhor diretor (o mexicano Alejandro González Iñárritu). A produção chega ao Brasil no dia 29.

Outro título forte na briga pelo Globo de Ouro é o drama Boyhood: Da Infância à Juventude, em cartaz em salas de São Paulo, concorrendo em cinco categorias. Destaque para a dupla Ethan Hawke (melhor ator coadjuvante) e Patricia Arquette (melhor atriz coadjuvante), que participaram do processo de 12 anos para a realização do longa-metragem.

Ainda inédita no Brasil,Fargo – atração baseada em filme homônimo dos Joel e Ethan Coen de 1996 – parece ter agradado os críticos e aparece com cinco indicações, entre elas de melhor minissérie ou filme para TV e melhor ator em minissérie ou filme para a TV (para a dupla Billy Bob Thorton e Martin Freeman). O programa deve bater de frente com o projeto True Detective, exibido no canal HBO, também correndo atrás na disputa principal da categoria e com Matthew McConaughey e Woody Harrelson aparecendo na lista de atores.

Há esperanças para que o webseriado Orange is The New Black, exibida on-line pelo Netflix, vença como melhor série de TV – musical ou comédia. A protagonista Taylor Schilling é uma das mais cotadas para levar o troféu de melhor atriz do gênero. Outra forte atração entre os finalistas é Girls, da HBO. Tudo promete ser grande aquecimento para o que está por vir entre as premiações (o Oscar é em 22 de fevereiro e o Emmy, em 25 de julho). É parte do melhor apresentado no ano passado no cinema e na TV, mas o que vale é o show. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados