Vila de Santo Antônio é lugar perdido no tempo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Imagine um lugar que parece ter sido esquecido no tempo, longe do barulho e da bagunça. Pois esse lugar existe em Florianópolis. Pitoresca, a vila de Santo Antônio de Lisboa, uma das mais antigas da cidade, situa-se rumo ao Norte da ilha. É uma vila que foi colonizada pelos açorianos – povo do arquipélago situado no Oceano Atlântico, entre a América do Norte e a Europa – e parece ter sido pintada a mão.

Suas praias de águas calmas dão vista para o não tão distante continente e também para a ponte Hercílio Luz. Mas a grande pedida do local é observar sem pressa o pôr do sol. A vila tem uma rua principal, que margeia a praia. E é nela que ficam os diversos restaurantes e bares. O local é boa pedida, inclusive, para quem quiser saborear os diversos pratos preparados com ostras, algumas cultivadas na própria vila.

Com clima de cidade de Interior, a região tem uma igreja, a Nossa Senhora das Necessidades, construída entre entre 1750 e 1756. Com seus altares em estilo barroco, vale a visita. A igreja foi visitada em 1845 por ninguém menos que o Imperador Dom Pedro II, acompanhado pela Imperatriz Thereza Christina.

Caminhar pelas ruas de Santo Antônio de Lisboa é se deparar com construções históricas e bem preservadas. As pequenas casinhas geminadas hoje abrigam, além de parte da população, interessantes lojas de artesanato. É nesse bairro que estão diversos artistas locais. Não é difícil se deparar com quadros, estátuas de santos, obras em cerâmica e diversas outras coisas, todas feitas no local. Santo Antônio de Lisboa é a parte de Florianópolis que respira cultura popular. Entre as festas religiosas estão a Festa do Divino Espírito Santo, o Terno de Reis e Pão por Deus.

O folclore na vila é representado por danças como Pau de Fitas, com os participantes dançando em zigue-zague. Outra dança conhecida é a Boi de Mamão. Bom momento para quem quiser apreciar a força da cultura do local é o Carnaval, quando a vila coloca nas ruas toda sua tradição.  

 

Região central da ilha conta com diversas atrações

O Centro de Florianópolis conta com diversos atrativos e vale a visita para quem tiver um pouco mais de dias disponíveis na região. Um dos locais imperdíveis é o Mercado Público, localizado ao lado da antiga Alfândega e frequentado inclusive por moradores. Seja para tomar uma cerveja ou suco, ou para comprar peixes frescos e temperos, o local é boa pedida para almoço. Frutos do mar são tradicionais, assim como a porção de camarão. Não deixe de provar o pastel de berbigão (vôngole), tradicional na ilha. Outro lugar que merece a visita é a bela Catedral Metropolitana, datada de 1753. Na Praça XV de Novembro, uma figueira centenária é cenário para fotos. Na mesma praça está o Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai. E assim que estiver na região central, não deixe de apreciar a Ponte Hercílio Luz.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados