Introdução divertida ao conhecimento

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

Responder perguntas existenciais e humanas sempre foi tarefa para campos mais complexos do que conseguimos imaginar. Há paradigmas e possibilidades que nos movimentam diariamente, muitos deles passando pelas cabeças das pessoas de maneira abstrata. Perguntas como o que nos motiva, quais os altos e baixos das interações sociais, o verdadeiro motivo da existência e as diferenças entre certo e errado são apenas exemplos do que a mente é capaz de trazer à tona em momentos de reflexão.

Tentando decifrar parte dessas ideias, o inglês Marcus Weeks simplifica toda sua pesquisa nas páginas de ''Se Liga na Filosofia'' (Globo Livros, 160 páginas, R$ 39,90, em média) e ''Se Liga na Psicologia'' (Globo Livros, 160 páginas, R$ 39,90, em média). As publicações são reflexo da coleção ''As Grandes Ideias de Todos os Tempos'' e, desta vez, têm os jovens como foco principal na discussão de ‘papos cabeça’. Os dois livros chamam a atenção pelo formato de almanaque, mesclando recursos visuais (como ilustrações, fotos, mapas pouco convencionais e espécies de organogramas) e textos em pequenas doses, com informações adicionais em relação aos principais assuntos. O conteúdo deixa de lado o estilo formal de aprendizado e se abre para um diálogo mais livre em torno das idas e vindas de nossos pensamentos.

Na área da filosofia, os leitores podem explorar tópicos relacionados a conhecimento, realidade, mente e raciocínio. Entre biografias de nomes como Platão, Aristóteles e o pensador italiano Tomás de Aquino, as páginas refletem sobre a existência (ou não) de Deus, a relatividade do tempo e o conflito entre bem e mal.

Figuras como Sigmund Freud e Solomon Asch aparecem na obra sobre psicologia, assim como a atuação dos profissionais da área diante da sociedade. A busca por elementos que nos motivam no cotidiano, o poder dos sonhos e os mistérios do funcionamento do cérebro são apenas algumas das pautas levantadas.

“Somos seres fascinantes. Quanto mais de perto olhamos, mais vemos como somos complicados”, diz Marcus Weeks na introdução de ''Se Liga na Psicologia'' – apesar do texto também ser capaz de ilustrar o que se vê no ‘livro irmão’. O autor parece se divertir na jornada de autoconhecimento humano e os leitores devem se mostrar dispostos a embarcar nessa viagem recheada de ideias. Há coisas que vão além do conhecimento do Google.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados