Natal em Nazaré

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andréa Ciaffone

Presentes abertos, restos da ceia sobre a mesa e aquela sensação de conforto que acompanha a manhã de Natal fazem a gente esquecer que as circunstâncias da Natividade segundo a fé católica foram para lá de dramáticas. Imortalizada nos presépios, a cena do nascimento de Jesus encanta, mas faz a maior parte das pessoas se esquecerem que aquele cenário existe de verdade, na Galileia, região de Israel e da dimensão humana do milagre do Natal. Afinal, independentemente da fé de cada um, há uma questão material: Maria era uma grávida inexperiente, esperando seu primeiro filho, que tinha sido obrigada a viajar em lombo de burro de Nazaré para Belém, localizada a cerca de 100 quilômetros, para atender às exigências burocráticas impostas pelos romanos, que queriam fazer um censo para saber a população da região por eles dominada. Tudo isso é histórico.
 
Mas, há a dimensão do dogma católico que transforma a história em algo muito mais poético. Na versão católica, o local do nascimento de Jesus foi assinalado no ceú por uma estrela intensamente brilhante, a Estrela de Belém (que inspira várias canções natalinas), a mesma que guiou os três reis magos Baltazar, Belchior e Gaspar. Mas, esse é o fim da narrativa deste episódio, que começa meses antes em Nazaré quando, de acordo com a narrativa da Bíblia católica, o arcanjo Gabriel anunciou à jovem Maria que ela conceberia sem pecado o filho do Senhor.
 
A Igreja da Anunciação marca, segundo creem os católicos, o local em que a aparição do anjo ocorreu e que corresponde à casa onde Maria morava com sua família, conforme descrito em Lucas 1:26-31. Hoje no local está a maior igreja do Oriente Médio de tradição católica, apostólica, romana. As dimensões impressionam, mas os detalhes são o que fica tatuado na memória de quem visita o local. Logo na entrada, cenas bíblicas esculpidas na pedra clara lembram ao católico a importância do solo que estão prestes a pisar. Aliás mesmo quem não segue essa religião, se emociona com a beleza do trabalho artístico. Dentro da igreja, a emoção mexe com as pessoas. Não é raro ver gente com lágrimas escorrendo sem controle pelas faces durante a visita.
 
Mas, a Igreja da Anunciação tem ‘concorrente’ em Nazaré. Isso mesmo, ela não é a única neste tema. A Igreja Ortodoxa construiu a Igreja de São Gabriel sobre um sítio alternativo da Anunciação. Na dúvida, vale visitar as duas e preparar os tênis para mais visitas a locais sagrados em Nazaré.
A Igreja Greco-Católica Melquita é proprietária da Igreja Sinagoga, localizada sobre o local da sinagoga onde, de acordo com a tradição, Jesus pregou.
 
A Igreja da Carpintaria de São José ocupa o local onde, segundo relatos dos antigos, funcionava a oficina de José, onde Jesus trabalhou como aprendiz. Aliás, o fato de Jesus ter passado sua infância em Nazaré permite que se descubra ângulos da sua vida raramente observados. Por exemplo, em uma das colinas ao redor da cidade está a Basílica de Jesus Adolescente, gerida pela ordem religiosa dos salesianos.
A Igreja Mensa Christi, administrada pelos franciscanos, celebra o lugar onde Jesus teria feito sua refeição com os apóstolos após a ressurreição.
Para quem que se ater ao evento da Natividade, entretanto, vale a pena percorrer o caminho até Belém.
 
Rota leva aos locais descritos pelos evangelistas
 
Nazaré é, também, o ponto de partida para a Trilha do Evangelho, rota de 62 quilômetros que busca reproduzir o trajeto percorrido por Jesus na Galileia, especificamente entre Nazaré e Cafarnaum, no litoral, e que passa por vários dos cenários nos quais os milagres de Cristo foram descritos por seus apóstolos.
 
Embora exista há quase 2.000 anos, a trilha passou a ser divulgada como produto turístico no Brasil há apenas dois anos. A ideia do Ministério do Turismo de Israel foi inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, na região da Galícia, na Espanha que, desde a antiguidade tem mobilizado fiéis católicos e que, como efeito colateral, movimenta o turismo.
Por conta das instabilidades políticas na região, a trilha foi inviável por séculos. Agora, ela pode ser feita de carro, de bicicleta ou a pé, o que exige preparo físico.
 

Alguns dos pontos mais conhecidos seriam a cidade de Canãa, onde ocorreu o milagre da multiplicação do vinho; Magdal, local de nascimento de Maria Madalena; Cafarnaum, onde ocorre a multiplicação dos peixes e onde existe uma igreja que assinala o local do milagre. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados