A arte de ser maestro

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

 Comandar uma orquestra não é tarefa fácil. O trabalho de um maestro consiste em passar para os músicos a rítmica da canção, assim como seu conteúdo expressivo, por meio de série de gestos que o grande público pouco entende o que querem dizer. A arte de ser o intermediário entre o compositor e os profissionais que executam a obra exige atenção e sensibilidade especiais.

É no objetivo de passar essa vivência para possíveis futuros maestros que a tradicional formação andreense promove no ano que vem a primeira oficina de regência, a ser ministrada por Rocha. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e a etapa segue até dia 15. Os interessados deverão enviar e-mail para o endereço orquestra@santoandre.sp.gov.br com cópia do RG, currículo resumido, carta de recomendação e link com vídeo ou áudio do candidato em atividade, além da ficha de inscrição preenchida – a folha de cadastro está disponibilizada no site da Prefeitura (www.santoandre.sp.gov.br).

As aulas são destinadas a jovens profissionais e estudantes avançados de regência, não sendo abertas para amadores. No total, estão disponibilizadas 12 vagas, cujas atividades pela manhã e tarde irão ocorrer nas dependências do Teatro Municipal de Santo André, no Paço, em fevereiro. Os participantes terão encontros destinados a discutir diferentes técnicas e para estudar variadas composições.

A lista das músicas que fazem parte do repertório da oficina passeia por obras de nomes como o alemão Richard Wagner (Abertura da ópera Die Meistersinger von Nürnberg), o francês Maurice Ravel (Pavane Pour Une Infante Défunte) e o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (abertura da ópera A Flauta Mágica). Completam o material Sinfonia London, nº 104, de Joseph Haydn, e Abertura Festiva, op.96, de Dmitri Shostakovich. O encerramento da oficina promete ser em grande estilo, com concerto beneficente em 12 de fevereiro no palco do teatro municipal andreense. Uma formatura de gala.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados