Racionais retornam aos palcos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raija Camargo

Os anos passaram, mas a segregação, o preconceito e a luta de classes continuam. Definitivamente eles ainda têm muito o que cantar e os fãs, muito a ouvir. Amanhã é a chance de ver de perto o Racionais MC’s, em show de lançamento de Cores & Valores oitavo disco da carreira do quarteto. A apresentação será no Espaço das Américas (Rua Tagipuru, 765. Tel.: 2027-0777), em São Paulo. A casa abre às 20h e o espetáculo terá início às 22h. Os ingressos estão à venda no site www.ticket360.com.br.

Cores & Valores marca os 25 anos de carreira do grupo que, após Nada Como um Dia Após o Outro Dia, ficou 12 anos sem lançar nada. Neste tempo, o País mudou e amadureceu em muitos aspectos, assim como as letras da banda, embora questões como o preconceito racial tenham permanecido. “O racismo não melhorou, foram os negros que deixaram de ficar em cima do muro. O que melhorou foi a nossa conscientização. O cara não ter vergonha de onde mora, não ter vergonha do cabelo. O racismo permanece aí estampado a todo momento no futebol, programas de TV. Esta aí para quem quiser ver”, comenta Ice Blue em entrevista exclusiva ao Diário.

No novo álbum (à venda, com exclusividade, na loja digital Google Play por R$ 9,99), as 15 faixas aparecem com roupagem diferente. Em 33 minutos, Ice Blue, DJ KL Jay, Edi Rock e Mano Brown passam o recado no ritmo de batidas fortes e com grande influência estrangeira. “Precisávamos de um disco para simbolizar os nossos 25 anos de estrada. Reunimos coisas que a gente vem pensando ao longo do tempo e, apesar do CD ter saído fragmentado na internet, hoje o disco físico mostra um trabalho mais elaborado. Fazemos as críticas sociais de várias formas. As pessoas que gostam de críticas clichês talvez não entendam. As coisas mudaram, o partido de esquerda já não é o mesmo partido de esquerda que a gente acreditava, ou seja, as críticas continuam, mas sem clichês”, analisa o rapper sobre o momento atual da banda.

Na capa do novo álbum, os quatro integrantes aparecem vestidos com uniformes de garis e três deles empunham armas de alto calibre. Na foto, Ice Blue usa uma máscara de palhaço, enquanto os outros integrantes aparecem com uma réplica da máscara usada por Jason na franquia Sexta-Feira 13. Os Racionais MC’s, que se autodenominam ‘os quatro pretos mais perigosos do Brasil’, fizeram história em seus 25 anos de carreira. O quarteto do Capão Redondo, São Paulo, começou na estrada no fim da década de 1980. Oficialmente, em 1988 com o Consciência Black, Vol. 1. “O nosso movimento sempre foi um movimento político. Somos um partido político das ruas, das esquinas”, analisa Ice Blue. Quase dez anos depois, em 1998, o grupo lançou o clássico Sobrevivendo no Inferno, com hits como Diário de um Detento.

Racionais MC’s – Show. Amanhã, às 22h. No Espaço das Américas – Rua Tagipuru, 765. Tel.: 2027-0777.  




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados