Pesquisa para lidar com as finanças

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

Apesar da diversão e do descanso serem os principais focos para as viagens ao Exterior, a parte financeira durante o período longe de casa precisa ser pensada. Visitas a outros países trazem a dúvida sobre a melhor forma de lidar com o dinheiro: em espécie ou apostar no cartão de crédito. As opções trazem prós e contras para todos os lados, sendo necessário observar o que mais deixa cada turista à vontade.

É preciso estar atento ao fato de que, atualmente, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras de Crédito, Câmbio e Seguros) brasileiro conta com incidência de 0,38% em relação ao dinheiro vivo e 6,38% referente às outras modalidades – o aumento de seis pontos percentuais deste último foi atualizado em dezembro do ano passado. A taxa entra em ação na hora da compra da moeda estrangeira ou quando a fatura do cartão for cobrada. Como a negociação ocorre em momentos diferentes, a principal diferença está no valor a ser pago. O dólar-turismo, por exemplo, fechou ontem em R$ 2,64 – podendo ser encontrado com algumas variações em casas de câmbio ou em bancos. Alterações de todos os tipos podem mudar o preço (para mais ou para menos) na data para quando a fatura bancária está agendada, sem contar a taxa de 6,38% em cima do valor.

“Vendo pela taxa do IOF, vale a pena levar o dinheiro em espécie, mas é preciso pensar na quantidade de dinheiro a ser levado”, disse o educador financeiro Edward Claudio Júnior. “É bom usar o cartão de crédito com moderação, pois estamos vivemos um momento de turbulência na economia do País e nunca sabemos como estará o valor mais para frente. Levar uma parte em dinheiro também gera menos sustos no futuro.”

Claudio Júnior alerta para a questão da segurança em ambos os casos, seja com o montante em dinheiro podendo ser roubado ou havendo extravio do cartão. “Sugiro fazer uma divisão, um meio a meio. Separando tudo é bom para o viajante estar mais garantido e ter o mínimo de surpresas para não estragar as férias.” Lembrando que em alguns países, é necessário que o turista leve dinheiro em espécie por causa da imigração.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados