Visconde de Mauá conta com universo de belezas naturais

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

Águas cristalinas, montanhas exuberantes ilustradas pela Mata Atlântica, o Rio Negro e seus afluentes e muita beleza. Isso sem contar com a infinidade de restaurantes, bares e ruas tranquilas enfeitadas por hortências e outras flores. É assim que dá para começar a descrever a região de Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, local que, aliás, o próprio Visconde nunca viveu de fato.

A estrada de acesso fica na rodovia Nova Dutra, na saída para Penedo. De lá até o destino são cerca de 32 quilômetros de serra com muito ar puro e visual incrível. No total, são cerca de 300 quilômetros de distância contando a partir de São Paulo.

A região é a somatória de quatro vilas. Visconde de Mauá, a primeira delas, pertence ao município de Resende. Coladinha nela está Maringá e depois vem Maromba, ambas do município de Itataia. As três ficam no Rio de Janeiro. Cruzando o Rio Negro, principal da região, está a vila de Maringá, mas do lado mineiro, pertencente à cidade de Bocaina de Minas.

A natureza é a principal atração aos visitantes. São diversas cachoeiras de águas claras e refrescantes. Uma das mais visitadas é a do Escorrega, que conta com tobogã natural de 30 metros de altura. Vale a descida. Outra ótima pedida é nadar no Poção de sete metros, também abastecido pelo Rio Negro. A área pertence à família Bühler, que preserva o local, mas qualquer um que queira pode desfrutar da preciosidade. É possível pular na água a partir de pedra com altura de sete metros. A entrada é gratuita e ambas as atrações ficam na Vila de Maromba (Rio de Janeiro). Já no lado mineiro do passeio tem a cachoeira Santa Clara, com 50 metros de comprimento.

Quem quiser se aventurar mais e desbravar estas terras pode contratar guias e fazer passeios de até um dia de duração, como o das Agulhas Negras. A Remorini Aventuras tem diversas opções (www.remoriniaventuras.com.br). Outa sugestão é o Vale do Pavão, passeio com 3h30 de duração.

Hospedagem faz parte da experiência única
As ruas principais de todas as vilas oferecem diversas lojinhas com artesanato, roupas e bolsas. Há também variedade imensa de restaurantes. Mas o que chama mesmo a atenção é a grande oferta de pousadas da região. Elas estão espalhadas tanto nas vias mais conhecidas como nas ruas mais escondidas.

Algumas são verdadeiros paraísos nas montanhas, perfeitas para quem deseja desfrutar de experiência para lá de confortável. Café da manhã com produtos preparados na região já vale a estadia. Os queijos e geleias são um caso à parte.

Alguns locais, como a pousada Casa Bonita (www.pousadacasabonita.com.br), em Maromba, conta com bosques, muita elegância e uma facilidade tremenda ao visitante. Chalés com hidromassagem e vista para a montanha se destacam. Um deque que dá acesso ao Rio Negro e a um belo poço natural para banho fazem parte da mordomia. As diárias para casal vão de R$ 420 a R$ 680. Durante a semana a pousada dá 30% de desconto. Há também opção de lugares mais simples. Para quem gosta da boa e velha barraca para ficar em contato com a natureza, alguns campings também estão disponíveis.

O jornalista viajou a convite da pousada Casa Bonita




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados