O fantástico mundo de uma jovem senhora

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

‘Por que os adultos não fazem o que ensinam?’ Baseado neste questionamento, o cartunista argentino Joaquin Lavado, o Quino, criou, há 50 anos, a sua personagem de maior sucesso: Mafalda. Aos fãs desta ‘jovem senhora’ – brincalhona, crítica, irônica, reflexiva e antenada – eis a oportunidade do ano: abre hoje, na Praça das Artes (Av. São João, 281), a exposição O Mundo Segundo Mafalda, que encerra as comemorações do ‘aniversário’ da personagem.

A mostra, que veio diretamente de Córdoba, na Argentina, e foi montada em um fim de semana, tem objetivo nobre: entreter crianças e adultos no período de férias escolares. “A Mafalda não é um personagem infantil, mas queremos que ela dialogue com esse universo”, afirma o diretor do Circuito São Paulo de Cultura, Fábio Maleronka. O investimento foi de R$ 600 mil. 

Para chamar a atenção dos pequenos e também encantar os adultos, a exposição é interativa, artesanal e minimalista. O passeio é dividido em 13 módulos e duas oficinas. Uma delas, a Oficina de Invenções, estimula as crianças a criarem, em forma de desenho, objetos como os idealizados pela garota, que transformou um simples garfo em uma ‘antena telepática para captar as melhores ideias.’ Na outra, munidos de lápis, papel e desenhos, eles são estimulados a esboçar seus próprios cartuns.

Há também uma projeção de como seria a casa de Mafalda na década de 1960, a réplica do carro de seu pai, um Citröen 2CV restrito à classe média da época, o salão dos seus gostos e desgostos – a adoração pela primavera, por exemplo, rendeu uma das poucas partes coloridas da mostra –, os brinquedos, a suas visões do mundo esboçadas em maquetes, inúmeras galerias de tiras e uma parte exclusiva para contar um pouco sobre seu criador e os demais personagens.

A exposição, que pode receber até 400 visitantes ao mesmo tempo e vai até dia 28 de fevereiro, funciona das 9h às 20h – nos dias 24, 25, 31 e de 1º a 6 de janeiro não haverá expediente. A entrada é gratuita. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados