Terceira idade com emoção

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

Depois do ‘frio na barriga’ e do coração bater a ‘mil por hora’, vem a euforia, o prazer e a vontade de sentir tudo de novo. Tem quem não consiga viver sem passar por este ciclo de adrenalina. Quem pensa que só os jovens buscam por essa sensação, ainda não chegou aos 60 anos.  Embora destinos como praias, cruzeiros e águas termais ainda sejam os passeios preferidos de quem chegou à terceira idade, muito ‘velhinho’ está optando por viagens mais agitadas na hora de escolher as férias e encara, sim, caminhadas, escaladas, corredeiras e voos livres. 
 
Acaba de ser divulgado estudo que aponta para aumento da expectativa de vida no Brasil. Hoje, é de 74,9 anos para ambos os sexos, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi um aumento de 12,4 anos de 1980 a 2013. Acreditando nesta disposição dos idosos, a agência paulista Venturas & Aventuras criou, há 17 anos, o programa Velhinho é a Mãe, “embora muitos não gostem de ser chamados assim”, brinca João Ricardo Marincek, 46, sócio fundador. 
Entre as aventuras, a agência já promoveu escalada nos morros da Chapada Diamantina, caminhadas no deserto do Atacama e em Galápagos, trilhas pelo Caminho de Santiago de Compostela e Peru.  Tudo é planejado com antecedência e os viajantes ganham o apoio de guias especializados. Com pacotes específicos para quem tem mais de 60 anos e focados em destinos com muita natureza e culturas exóticas, os grupos surpreendem. “O roteiro é o mesmo para todos, mas no caso deles adapto algumas coisas, como mais tempo para descansar entre um passeio e outro. De resto, eles fazem tudo”, conta. 
Para o empresário, turistas com mais idade possuem motivações extras e são eternos aprendizes. “É um privilégio estar com eles e sentir o quanto têm ânsia de aprender, fazer e experimentar. Sempre costumam dizer que ‘a hora é agora’”, elogia João Ricardo, que está promovendo as viagens de 2015 da agência. Na programação, estão excursões para desbravar a Amazônia e fazer mergulho em Fernando de Noronha.  
Nidia Maria Defonso, 61, já se candidatou a integrar os grupos do ano que vem. Experiente na atividade de viajar, ela tem um invejável currículo. Já foi para Guatemala, Canadá, Irã, Camboja, Vietnã. Fez trilhas na Chapada Diamantina, no Caminho de Santiago de Compostela e no Butão, e voou de balão na Turquia. Sempre acompanhada pelas inseparáveis colegas de aventuras. “Gosto porque não tem nada parado e tudo é programado. Durante a minha primeira viagem, eu, na verdade, me surpreendi com a disposição das pessoas. Foi melhor do que imaginava”, conta Nidia, que se programa e prepara o condicionamento físico para embarcar rumo aos destinos escolhidos. “Todos nós da agência fazemos alguma atividade. O J. (João Ricardo), às vezes, não consegue nem acompanhar o nosso ritmo”, brinca.
SONHO ALTO
 
 
Silvia Korehisa Maza, de Santo André não pensou duas vezes em embarcar na cesta de um balão durante viagem com seu grupo da terceira idade para São Lourenço. A senhora – que pediu à Dia-a-Dia que não revelasse a sua idade para “manter o segredo” entre as pessoas que ainda acham que ela parou nos 65 anos – foi quem incentivou os colegas de excursão (da agência Viajar Melhor, www.viajarmelhor.com.br) a se aventurar pelos céus mineiros. “Sempre sonhei em voar de balão e não me decepcionei. Achei o passeio muito legal e o faria novamente”, conta. A próxima aventura da agenda, segundo ela, é saltar de paraquedas. “Já pedi ao meu filho para ir comigo para Boituva (que fica no interior de São Paulo). Ainda estou esperando resposta. Coragem eu já tenho.”
A andreense conta que faz questão de manter a agenda cheia de compromissos. Ela já viajou para quase todas as praias do Nordeste, Paraguai, Argentina e Uruguai e confessa que adoraria conhecer a Espanha. “Eu só perdi uma viagem com o grupo até hoje por conta de um compromisso de família. Também vou na academia, faço hidroginástica, dança cigana e não recuso um convite para bailes e barzinhos.” Segundo ela, os filhos a incentivam muito porque gostam de vê-la feliz. “Viajar para mim significa alegria, liberdade”, diz Silvia, que está preparando as malas para ir às Serras Gaúchas.   
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados