A Hora do Parto

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Renato de Oliveira

 

Durante os nove meses de gestação, a mulher tem inúmeras dúvidas. Se for mãe de primeira viagem, então, as incertezas aumentam. O parto chega carregado de mitos, independentemente se será realizado de forma natural ou por cesárea. Confira as questões mais frequentes: 
 
Quais exames devem ser feitos antes do parto?
Além dos exames normais do pré-natal, deve-se fazer a cultura de secreção vaginal a fim de se pesquisar a presença da bactéria Streptococo do grupo B, que pode colonizar os tratos intestinais e genito-urinários, podendo contaminar o bebê na hora do parto normal.
 
Quais são os sinais de trabalho de parto?
Variam de mulher para mulher. Podem iniciar com dores na região lombar, irradiando para o abdômen e deixando a barriga dura por, aproximadamente, 30 segundos a cada dez minutos, caracterizando, assim, as contrações. É importante atentar que o simples surgimento de contrações não significa que está na hora. Há também trabalhos de parto que se anunciam com um discreto sangramento genital ou com o rompimento da bolsa, derramando o líquido de seu interior, que se assemelha a água sanitária. Outro sinal, mas que só o médico pode observar, é a dilatação do colo uterino acima de dois centímetros.
 
Quando se recomenda fazer a indução do parto?
A indução pode ser indicada em várias situações. Além das que há complicação obstétrica, como diabetes e hipertensão, pode-se citar a indução quando a gestação completa uma semana de pós-datismo. Deve-se induzir desde que exista indicação para se aguardar até este período. Independentemente do motivo, o médico utiliza técnicas como medicamentos, dilatações por balões ou uma alga com efeito mecânico para a abertura do colo e o desencadeamento de contrações.
 
Quais os benefícios do parto natural?
A grande vantagem é que não se trata de uma cirurgia propriamente dita, com cortes e suturas, além de os riscos de infecção e hemorragia serem menores. Pelo mesmo motivo, a recuperação também é melhor. Favorece a amamentação, pois há disparo de hormônios avisando ao organismo que é hora de começar a produzir leite. Também há a relação entre mãe e filho que tende a se estabelecer desde cedo, já que a mulher participa ativamente do nascimento.
 
Quais as possíveis complicações de uma cesárea?
Por se tratar de um procedimento cirúrgico, há riscos de lesões de órgãos como a bexiga e os ureteres, infecções e sangramento. Isto é minimizado quando a operação é realizada por bons profissionais e uso de antibioticoprofilaxia.
 
A barriga fica mais flácida após a cesárea?
Ela pode ficar flácida em ambos os partos. Isto depende mais de como a mulher se preparou durante a gravidez para fortalecer a musculatura abdominal. Em geral, dentro de seis meses volta a ter a barriga de antes, tanto após a cesárea quanto no parto normal.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados