Administre seu fim de ano

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raija Camargo

Dezembro já começou e, com ele, a preparação para as festas e viagens de fim de ano. Seja para curtir o recesso na praia ou visitar parentes no Interior, em outros Estados ou fora do Brasil, o fato é que todo o mundo planeja sair da cidade. Resultado? Enormes filas de congestionamento nas estradas e multidões nas rodoviárias e aeroportos.

Os maiores aeroportos do País estão se preparando para receber, pelo menos, 20 milhões de passageiros entre este mês e o início de janeiro, de acordo com a SAC (Secretaria de Aviação Civil). O número será 7% superior ao registrado nas festas de fim de ano de 2013. Já nas rodoviárias, estima-se que supere os números de 2014: cerca de 1 milhão de pessoas passaram pelos terminais Barra Funda, Tietê e Jabaquara durante as festas de fim de ano. Confira dicas para não cair em ciladas e aproveitar a ocasião da melhor forma. Independentemente se vai viajar de ônibus ou avião, chegue mais cedo do que o normal. Assim, não corre o risco de pegar trânsito, errar o portão de embarque e outros obstáculos que podem atrapalhar.

>Em caso de voos, antes de sair de casa – ou até com 24 horas de antecedência – faça o check-in pela internet mesmo. Além de agilizar, a medida evita possível overbooking.

> Em todo tipo de viagem que passe ou fique no mesmo local que mais pessoas, é aconselhável identificar a bagagem com nome, telefone e endereço. Não esqueça também de diferenciar a mala com fitas e adesivos.

> Falando em mala, evite colocar objetos de valor ou frágeis nas bagagens que serão despachadas ou viajarão nos bagageiros dos ônibus. A mesma dica vale se for de carro: cuidado ao organizar o porta-malas.

> Ainda se a escolha for viajar pelas estradas do Brasil, nunca é demais checar e checar novamente o estado do veículo. Não esqueça de separar o dinheiro dos pedágios.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados