Vivência é a proposta da Comic Con Experience

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andréa Ciaffone

Forte como o Superman, ágil como o Homem-Aranha, intelectualizada como Batman e cheia de atitude como o Wolverine, a Comic Con Experience, que começa hoje e vai até domingo no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, chega com a proposta de tomar de assalto os fãs de cultura pop, de arrebatar a lealdade dos autores de HQ brasileiros e de promover a convergência entre os diversos mundos que compõem o universo da cultura pop e que têm como origem as histórias em quadrinhos.

A Comic Con Experience é evento inédito e mistura feira, fórum, exposição e festa. “A grande diferença deste evento em relação aos outros que existem no Brasil é a escala. A proposta é que ele seja muito maior e mais abrangente do que os outros”, explica o desenhista Ivan Reis, 38 anos, que de São Bernardo partiu para uma carreira internacional e hoje desenha para a gigante DC Comics. “Desde criança decidi que seria desenhista de histórias em quadrinhos. Sempre foi meu foco”, diz o artista, responsável pelo pôster do evento.

“A expectativa em relação a essa primeira edição é enorme. Eu experimentava esse tipo de sentimento desde a minha primeira Comic Con, nos Estados Unidos, há dez anos”, confessa Reis. “É muito legal ver um evento deste porte sendo realizado no nosso País. Acho que vai elevar o padrão e virar referência. E vou dizer mais: pelo o que já dá para sentir, vai ter representatividade em escala internacional”, aposta o desenhista, que ministra três palestras: Batman: os 75 anos do Cavaleiro das Trevas; DC Comics e Desenvolvimento de Carreira Internacional.

A programação da Comic Con Experience terá quase 100 atividades, entre sessões de autógrafos, aulas magnas e palestras – que serão quase 60 –, divididas em dois auditórios. No Thunder, com capacidade para 2.000 pessoas, os assuntos serão ligados às mitologias mais famosas da cultura pop como Star Wars, heróis Marvel, DC Comics, Senhor dos Anéis e até ao canal de humor Porta dos Fundos.

No Auditório Business, com 400 lugares, os temas versarão sobre os aspectos de negócios do mundo da economia criativa e que permitem a viabilização de carreiras na área de criação. Em outra área da feira, o Hall dos Artistas, mais de 200 autores vão colocar sua produção à venda. “Hoje, na área de quadrinhos, a maioria dos autores é independente e faz a venda dos seus trabalhos diretamente”, explica o desenhista andreense Gilmar. “Esta estratégia traz série de vantagens. Além de liberdade criativa, há as tiragens exclusivas, mais valorizadas pelos fãs e, também, a possibilidade dos fãs terem seus exemplares autografados. E, tudo isso, por um preço bem mais baixo para o consumidor e com margens de lucro melhores para o artista”, explica.

Gilmar acha que o mercado está cada vez mais aberto.“Se alguém tem talento, começa a desenhar e a publicar na internet. Se ele chama a atenção pela quantidade de views ou qualificação da sua audiência, isso pode gerar convites para publicar em formato físico, já que o seu público consumidor em potencial existe”, diz o artista, que chama atenção para o fato de que a região tem muitos produtores de HQ de alta qualidade, mas não tem evento local.

Comic Con Experience – Evento. A partir de hoje. No São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5. Hoje, das 12h às 22h; sexta e sábado, das 10h às 22h, domingo, das 10h às 20h. Ingr.: R$ 160 (quinta e sexta); R$ 200 (sábado e domingo). Vendas apenas no local.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados