Pato fu volta a se plugar

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gustavo Cipriano

Após sete anos sem lançar um CD com músicas inéditas, o Pato Fu volta a sair do estúdio com trabalho repleto de novas composições. Depois de Daqui pro Futuro (2007), o grupo resolveu embarcar em um disco de releituras feitas por meio de brinquedos infantis e lançou Música de Brinquedo (2010), que ganhou um Grammy de melhor álbum de música infantil.
 
Agora Fernanda Takai (voz), John Ulhoa (guitarra), Ricardo Koctus (contrabaixo), Lulu Camargo (teclado) e Glauco Mendes (bateria) voltaram a plugar os instrumentos e deram origem a Não Pare Pra Pensar (Sony Music, R$ 19,90, em média), lançado no início do mês. “Já tinhamos partes das canções prontas desde o fim da produção do Daqui pro Futuro. O Música de Brinquedo foi ótimo, mas é muito bom voltar a mostrar de onde viemos”, comenta o guitarrista John, em entrevista ao Diário.
 
O novo trabalho do Pato Fu mergulha no puro rock''n''roll. É um disco forte, marcado pelas guitarras e teclados. Traz um som visceral, mas ao mesmo melódico. A voz de Fernanda Takai se encaixa muito bem nos acordes pesados, nos versos, e traz sutileza nos refrões. “Quisemos fazer um disco que fosse muito bom de se tocar ao vivo. Para que ‘sentássemos a mão nos instrumentos’. Um álbum pesado, repleto de guitarras, mas dançante também. Queremos que o trabalho seja reconhecido pelos riffs marcantes", diz o músico.
 
Entre os destaques do novo álbum, está a faixa Crédito ou Débito. A canção traz uma letra envolta na questão do carma e do fim da vida, como no trecho: Você vai ter que se explicar/No pós-vida ou pós-morte/A sorte vai te abandonar/É só questão de tempo/O seu momento vai chegar. “As composições deste trabalho trafegam pela metafísica, ‘encucações’ pessoais e o cinismo. Em muitas delas, o som é até o oposto da letra”, comenta o guitarrista, que relembra a faixa You Have To Outgrow Rock’n’Roll.
 
Nesta canção, o Pato Fu traz a mensagem de superar o rock, mas a melodia é exatamente o ritmo pesado. “E no clipe eu ainda apareço com meus 50 anos, ainda andando de skate”, completa o artista.
 
Não Pare Pra Pensar conta com a participação do cantor Ritchie em Pra Qualquer Bicho, canção na qual ele divide os vocais com Fernanda Takai. “Gosto muito de trabalhar com pessoas como o Ritchie, que tem um planeta próprio. Uma coisa que é só dele. É um cara que, infelizmente, às vezes é esquecido, mas que traz um toque muito especial a tudo o que faz.”
 

Uma das novidades do novo trabalho vem da bateria. Xande Tamietti deixou de ser o responsável pelas batidas da banda mineira e para o seu lugar foi escolhido Glauco Mendes. Mesmo tendo de voltar ao som usual do Pato Fu com um novo baterista, o guitarrista comenta que não houve dificuldade nenhuma. Pelo contrário, a técnica e força do novo integrante caíram como uma luva. “É um baterista espetacular e tem mais pegada de rock do que o Xande, o que encaixou perfeitamente nessa fase.” 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados