25 anos de Simpsons

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gustavo Cipriano<br> Especial para o Diário

Homer sentado no sofá com uma cerveja Duff na mão; Bart no quarto no telefone com Milhouse tramando mais uma de suas travessuras; Lisa lendo um livro e pensando em como ajudar o amigo que está com problemas; e Marge na cozinha segurando Maggie em um braço, enquanto comanda o fogão com o outro. Sem dúvida, estas e outras cenas ficaram marcadas na mente dos fãs de Os Simpsons. A série é tão aclamada ao redor do mundo que,até hoje, nem parece ter mais de duas décadas de vida.

Pois é. A família maluca e amarela de Springfield deu o ar da graça pela primeira vez, nos Estados Unidos há 25 anos, exatamente em 17 de dezembro de 1989, na Fox. A 26ª temporada começou nos Estados Unidos em setembro; no Brasil, os episódios são transmitidos todo dia, às 20h, no canal.

As comemorações de aniversário também já iniciaram. O FX (emissora do grupo Fox) vai reexibir hoje, às 22h30, o episódio The Simpsons Guy. Nele, Homer e seus amigos encontram os personagens de Uma Família da Pesada. “Sem dúvida é o programa de maior importância de nossa grade. Uma animação que usa do humor para enfrentar e debater diversos assuntos, dos simples aos mais complexos, com extrema liberdade”, comenta Elie Wahba, vice-presidente da Fox Television da América Latina. Em média, 18 milhões de telespectadores assistem ao desenho por mês no canal.

Um dos apaixonados pelos Simpsons é Bruno Ferreri, 22 anos, de São Caetano. Desde os 15, é fissurado pela série. Não há um dia sequer em que não vá dormir sem assistir a, pelo menos, um episódio. “É incrível a capacidade que a animação tem de, por meio da comédia, retratar a realidade. Em qualquer época, nos anos 1990 ou hoje, os episódios traduzem a essência do momento, fazendo com que muitas pessoas se identifiquem. Tenho vários amigos iguais ao Homer”, diz.
 

Há pouco mais de um mês, o fã ganhou festa surpresa de aniversário com o tema Simpsons. Claro que a cerveja Duff e as famosas rosquinhas não podiam faltar. Na mesa do bolo, capricharam nas nuvens que iniciam cada episódio, assim como em fotos dos personagens espalhadas por todo o lugar. “Foi muito bom chegar ali e ver tudo aquilo. Uma alegria sem igual. Adoro essa série de verdade”, comenta.

Os admiradores da série poderão também vivenciar um pouco do clima do desenho hoje, durante festa em uma loja em São Paulo (Avenida Paulista, 2.494, Conj. 10. Tel.: 3257-4741). O segundo andar do local será decorado com réplica do sofá da série e, quem passar por lá – das 14h às 18h – vai ter a chance de provar bebidas e comidas típicas do desenho. A entrada é gratuita (#simpsons25anosRCHLO).




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados