Concurso transmitido pela internet reúne pianistas de várias nacionalidades

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli <br> Do Diário do Grande ABC

Desta vez a disputa não é nas quadras ou num ringue, mas sim ao piano. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o Instituto Arte Plena apresentam a quarta edição do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro. Todos os eventos têm entrada franca e acontecem no Municipal, na Sala Cecilia Meireles e na Cidade das Artes. As provas serão disputadas entre hoje e amanhã, e segunda e terça-feira, tudo com transmissão pela internet (www.concursopianorio.com).

Entre os concorrentes está o andreense radicado nos Estados Unidos Daniel Inamorato, 28 anos, e que estuda com Arnaldo Cohen, um dos mais prestigiados pianistas brasileiros. No total, 27 candidatos participam do evento. Além do Brasil, Ucrânia, Japão, França e Estados Unidos são alguns dos inscritos. O prêmio para o primeiro colocado é R$ 92,8 mil além de série de concertos pelo mundo.

Dos 27 pianistas selecionados, oito serão escolhidos para as semifinais. Apenas três deles concorrerão na grande final, dia 6, com participação da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do titular Roberto Minczuk. O nome dos vencedores será divulgado dia 7.

O concurso, que homenageia a pianista Magdalena Tagliaferro e o compositor Heitor Villa-Lobos, tem na banca de jurados o pianista Stephen Kovacevich. As brasileiras Fany Solter e Sônia Goulart, e a russa Oxana Yablonskaya também estão no júri.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados