Cautela nunca é demais

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz <br> Do Diário do Grande ABC

Escolheu o roteiro? Já separe a carteirinha do convênio e procure saber mais sobre o seguro-viagem (obrigatório em alguns lugares do mundo, como Europa e Cuba). É sempre bom se organizar para fazer um check up antes de passear especialmente, se já tem alguma doença crônica ou outras dificuldades. A visita ao médico é importante também para verificar se a carteira de vacinação está em dia – há certas regiões e países que exigem, inclusive, vacinas específicas, como a de febre amarela – além de recomendações muito úteis.

Converse com o especialista, por exemplo, sobre o destino escolhido e sobre o itinerário programado. Caso faça frio ou calor extremo na região, os cuidados são redobrados. Se tiver algum passeio de muito impacto ou que exige demais do físico, o médico deve ficar sabendo.

A recomendação é rechear o kit de remédios com tudo o que pode-se precisar durante uma viagem – não podem faltar itens como analgésicos, antitérmicos (devido às possíveis mudanças de temperatura) e antibióticos. Aproveite a visita ao consultório para pegar receitas extras de remédios de uso contínuo. Se for para o Exterior, verifique a legislação do país visitado sobre o que pode e o que não pode ingressar de medicamentos na bagagem. Coloque na mala de mão o essencial para o período de translado e não tome remédios que não está acostumado, como calmantes, por exemplo.

Durante o trajeto, aliás, todos os turistas – os mais jovens, inclusive – devem levantar, de preferência, a cada hora para fazer alongamento e evitar trombose. Beba bastante água e não exagere na alimentação. O mesmo conselho vale na hora de beber a água e experimentar a gastronomia local. Claro que é válido provar o sabor de cada destino, mas sem passar do limite.

Outra mudança que pode provocar irritabilidade, muito sono, dor de cabeça e no corpo é o fuso horário. Pode parecer besteira, mas algumas horas a mais ou a menos bagunçam o organismo de qualquer pessoa. A dica nestes casos é tentar tomar um banho e descansar um pouco ao chegar da viagem e antes de começar a conhecer o local.  




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados