Nordeste é o queridinho

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz <br> Do Diário do Grande ABC

 Se você pensou em águas termais, cruzeiros e exposições de flores quando o assunto é viagem para quem tem mais de 60 anos, acertou, em partes. Destinos como Águas de Lindóia (São Paulo) e Caldas Novas (Goiás) ainda estão na lista de preferências, mas outros lugares do Brasil também estão ganhando espaço.

De acordo com o último levantamento do projeto Viaja Mais Melhor Idade – iniciativa do Ministério do Turismo que estimula idosos a viajar pelo País, especialmente em baixas temporadas – foram vendidos mais pacotes para as praias do Nordeste entre 2013 e 2014. No top 3 estão Salvador (Bahia), Maceió (Alagoas) e Fortaleza (Ceará). Também aparecem Foz do Iguaçu (Paraná) e Ipojuca (Pernambuco).

“O turista da terceira idade faz parte de um grupo que está crescendo, quer e tem condições financeiras de bancar uma viagem. Ele deseja usufruir o tempo livre com atividades”, explica Vitor Iglesias, coordenador-geral de Programas de Incentivo a Viagens do Ministério do Turismo. De acordo com a pesquisa Hábitos de Turismo na Terceira Idade (2012) realizada pelo Programa de Administração de Varejo, da FIA (Fundação Instituto de Administração), 32,9% das pessoas acima de 60 anos viajam de duas a três vezes por ano e 46,7% permanecem menos de uma semana no destino. Eles também preferem fechar os pacotes com agências que oferecem tudo incluso e guias.

“É um público muito fiel. A partir do momento que sentem segurança, confiança e carinho, não largam mais”, conta Alessandra Pazzini, 30 anos, proprietária da agência andreense Viajar Melhor. Segundo a empresária, geralmente são os filhos dos turistas que a procuram para tirar todas as dúvidas e ter certeza que os pais serão bem tratados. “É muita responsabilidade mesmo, mas a preocupação passa quando também ficam sabendo que a minha avó, de 86 anos, faz parte do grupo”, brinca Alessandra, que está programando a próxima viagem com o grupo: Jacareí.

Novas amizades fazem parte do pacote de férias - O casal Ivete, 57, e Edevaldo Andrade, 61 anos, de São Bernardo, sempre deu um jeito de colocar as crianças no carro e partir para aventuras. Depois que os filhos cresceram, os netos ganharam lugar nos passeios. Agora, os dois descobriram nova forma de diversão: os grupos da terceira idade. “Às vezes, três horas da tarde estamos passeando tranquilamente. Nestas viagens, têm sempre atividades, como gincanas e bingo, dentro do ônibus. Não dá para perceber o trajeto.”

Aliás, os 22 dias de estrada, segundo Ivete, passaram voando durante excursão para a Patagônia. “Foi inesquecível, vai ficar marcado para sempre na memória. Fiquei admirada em ver como um senhor de 85 anos que viajou com a gente se virou muito bem na hora de trocar dinheiro”, comenta. A dona de casa gosta dos grupos também por causa das amizades e pelas opções de passeios por perto, como idas ao cinema e teatro. Ela não é muito fã de cruzeiro e avião, mas sonha conhecer Nova York. “Preciso tomar coragem, mas eu vou”, afirma Ivete, que tem um recado para quem ainda não ‘se jogou’ mundão afora. “Faz a mala com os remédios e embarca. Tudo dá sempre certo, a gente se ajuda no grupo. A diversão é garantida.”

De acordo com a dona da agência de Santo André, a maior parte do seu grupo é formada por mulheres viúvas que topam todo tipo de passeio. “Elas se sentem livres para viajar, se divertir. Algumas até voltam a paquerar”, comemora. Mais do que o destino em si, o grupo aproveita para viver experiências únicas e descobrir quais são os seus limites, medos e vontades. “Basta tocar uma música que eles levantam para dançar.”

 

TEM MAIS

> Idosos são o dobro do que eram há 50 anos. Conforme as previsões do IBGE, em 2020, o Brasil passará a ter 20 milhões;  70% dos idosos têm independência financeira; representam 20% do poder de compra do País.

 

DESTINOS MAIS PROCURADOS
1.Salvador (BA)
2. Maceió (AL)
3. Fortaleza (CE)
4. Foz do Iguaçu (PR)
5.Ipojuca (PE)
6. Recife (PE)
7. Natal (RN)
8. Gramado (RS)
9.Florianópolis (SC)
10. Porto Seguro (BA)




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados