Esperança para a aguardada revolução

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Caroline Ropero <br> Do Diário do Grande ABC

Quem está acostumado com as cenas de luta na arena pode esperar um filme bem menos eletrizante em Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1, que estreia hoje nos cinemas brasileiros e somente na sexta-feira nos Estados Unidos. Agora, os distritos de Panem se uniram contra a Capital e Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é o tordo, símbolo da revolução.

Mais uma vez, ao tentar livrar a pele das pessoas que ama, a protagonista é colocada em situação de destaque que nunca desejou. Em meio à sangrenta guerra civil, o maior drama da personagem é o emocional. Katniss precisa lidar com os traumas do passado, a tortura vivenciada por Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e, ao mesmo tempo, demonstrar valentia e coragem diante das câmeras. Ao longo da história, a jovem continua sendo manipulada, ora pelos métodos inteligentes do presidente Coriolanus Snow (Donald Sutherland), ora pela presidente Alma Coin (Julianne Moore), líder do Distrito 13.

A trama é bem fiel ao livro de Suzanne Collins, com exceção à participação de Effie Trinket (Elizabeth Banks). No filme, a acompanhante dos tributos do Distrito 12 refugia-se no Distrito 13. Após abandonar as roupas e maquiagem extravagantes, ela é escalada para preparar Katniss para as filmagens do programa dos rebeldes e acompanhar sua luta como tordo.

Plutarch Heavensbee também torna-se um dos principais personagens. Braço-direito da presidente Alma Coin, ele confia em Katniss e sabe como lidar com ela. A participação de Philip Seymour Hoffman, que dá vida ao personagem, foi questionada pelos fãs da saga após sua morte, em fevereiro, por possível overdose. No entanto, o ator havia completado a maior parte das filmagens. Os diálogos importantes que não haviam sido gravados foram reescritos e transferidos para outros personagens. Gale Hawthorne (Liam Hemsworth) mantém a fama de herói e de galã, mas não está focado no romance. Ele ainda tenta proteger Katniss, mas a sede por vingança contra a Capital é maior do que qualquer outro sentimento.

Haymitch (Woody Harrelson), Finnick (Sam Claflin), Beetee (Jeffrey Wright) e Prim (Willow Shields) mantém a importância na trama. Também vale prestar atenção nos novos integrantes do grupo de combate, como Boggs (Mahershala Ali), Cressida (Natalie Dormer), Messalla (Evan Ross) e Pollux (Elden Henson), que foram apresentados agora e terão extrema importância no último filme da saga, com previsão de estreia no Brasil para novembro de 2015.

Comparado às produções anteriores, A Esperança – Parte 1 tem menos ação e é mais explicativa. Katniss está entre os rebeldes, mas é poupada em missões que não exigem sua imagem nas câmeras. Ao longo do tempo, a protagonista conhece melhor o Distrito 13, seus moradores e passa a entender como funciona a política de Panem e quais são os principais envolvidos na história. Mais uma vez, ela terá de descobrir qual é o verdadeiro inimigo.

A expectativa é que a produção seja a maior estreia da história do País em número de cópias, exibido em 1.400 salas. Já no mercado norte-americano, espera-se que seja o maior lançamento do ano. A positividade se deve ao retorno do filme anterior, Jogos Vorazes – Em Chamas, que arrecadou R$ 38,2 milhões só na bilheteria nacional.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados