Para celebrar a arte

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli <br> Do Diário do Grande ABC

 Patrimônio cultural do Grande ABC, a Companhia de Danças de Diadema está em festa. O grupo celebra 19 anos de trabalho e, para comemorar, nada melhor do que subir ao palco. Batizado de Clip 19, o espetáculo está agendado para hoje, a partir das 20h, no Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300. Tel.: 4056-3366). A entrada é gratuita.

Criada em 1995 pela bailarina Ivonice Satie – que morreu em 2008 – e pela Prefeitura do Município, a Cia. de Danças de Diadema conta com 24 obras. Capitaneada há 11 anos pela diretora Ana Bottosso, o grupo promove no novo espetáculo mergulho pela história da companhia. Bottosso explica que trata-se de momentos diversos de cinco obras do repertório ativo do elenco, que destacam a diversidade artística tanto dos bailarinos individualmente, como do repertório da companhia. As coreografias escolhidas ainda são surpresa para o público.

Ana conta que a ideia de fazer apanhado dessas criações surgiu como “espécie de mosaico de movimentos, interpretações e estilos.” E continua: “queria poder mostrar uma coreografia a cada dia da semana, mas por questões técnicas isso ficaria inviável no momento. Então, criamos um clipe com breves trechos de cada uma das obras mais recentes para proporcionar um panorama estético de nossas criações”, explica.

O palco recebe dez bailarinos, além de participação da própria diretora. A coreógrafa conta que juntar essas coreografias em única montagem exigiu atenção e bom-senso. “Ao fazer esta junção, precisei pensar em como as diferentes cenas poderiam conversar entre si para não gerar uma ‘colcha de retalhos’, sem ligação entre uma coreografia e outra”.

Bottosso conta que, ao repassar a história da companhia por meio das coreografias, sentiu orgulho e satisfação por trabalhar com artistas tão talentosos e disponíveis. Sentiu também vontade de investigar e ousar artisticamente cada vez mais.

“Lembrei-me dos rostinhos das crianças, dos nossos alunos nas oficinas. Hoje, muitas delas cresceram e se tornaram indivíduos queridos. Também senti saudades de Ivonice Satie”, confessa. A diretora pretende que a comunidade de Diadema, há 19 anos acolhendo o trabalho do grupo, “usufrute cada vez mais da magia da transformação que a arte consegue promover.”

E como Ana Bottosso e sua companhia não param de trabalhar, ela já pensa nas comemorações dos 20 anos do grupo. “Além desta tarefa, os planos envolvem a criação de coreografias, além de fortalecer e atingir mais crianças e famílias nos projetos desenvolvidos dentro do município.”




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados