Salão Nacional de Arte Fotográfica revela seus vencedores

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares <br> Do Diário do Grande ABC

Registros vindos de diversos cantos do País, como Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo, fazem parte do acervo do 4º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano. Desde julho, o Fotoclube ABCclick, responsável pela coordenação do evento, esteve aberto a receber imagens que tentassem traduzir o temaO Mundo Dentro do Brasil. Cores, formas e cenários fazem parte do material com 440 trabalhos inscritos ao longo dos meses e avaliado pelo público. Os vencedores deste ano serão revelados hoje, em cerimônia a partir das 10h no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111. Tel.: 4221-8347).

Após a festa, as fotografias premiadas estarão abertas a visitação em exposição espalhada pela Sala da Luz, no Centro Digital (Avenida Goiás, 950). “No fundo, achamos que o pessoal teve um pouco de dificuldade em lidar com o tema proposto. Essa ideia geral para a foto inibiu os participantes”, avalia Aretusa Silva de Sousa, presidente do Fotoclube ABCclick. “Tentamos algo diferente para fugir da Copa do Mundo, que era o tema do momento. Como foi uma votação popular, se destacaram as fotos que as pessoas julgaram melhores.”

Entre os vencedores está Romaria, de Cecília Araujo de Oliveira (Fotoclube Olhares do Cerrado), medalha de ouro como fotógrafa afiliada. “Este ano tivemos oportunidades de levar nossa cultura para outros Estados por meio de diferentes salões. Fotografamos muitas festividades, folclores e manifestações culturais locais e minha foto faz parte desse universo”, explica a servidora pública de Goiânia.

Para o registro, ela e os amigos acompanharam romaria em devoção ao Divino Pai Eterno entre as cidades de Damolândia e Trindade, ambas de Goiás, em um trajeto de cerca de 30 quilômetros. O resultado traz resumo de forte tradição do interior, com a natureza abraçando a fé dos boiadeiros em sua jornada pela terra. “Foi um projeto bem bacana e especial. Ficamos com eles durante duas semanas. Já tenho até uma ideia maior para o tema, quero continuar a fotografar e, talvez, fazer um livro”, revelou Cecília, que receberá o valor de R$ 500 como premiação.

Completam o pódio de fotoclubistas Flávio Conceição (Fotoclube de Londrina) e Ernani Cabañas (Salvador Foto Clube). Na lista de não associados estão Felipe Caliman Pimentel, de Vitória (Espírito Santo), levando para casa as medalhas de ouro e prata por fotos distintas, e Raimundo Rubens Rebouças de Souza, medalhista de bronze de Uberlândia (Minas Gerais).

4º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano – Exposição. A partir de hoje, às 11h. Na Sala da Luz (Centro Digital) – Avenida Goiás, 950. Segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado, das 9h às 12h. Grátis. Até 31 de dezembro.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados