Festa para celebrar a cultura negra

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Já para iniciar as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, que é celebrado dia 20, Diadema recebe a 14ª edição do evento Kizomba, Festa da Raça, que toma conta da cidade e convida o público para diversas atividades gratuitas. Hoje, a partir das 15h, a Biblioteca Inamar (Av. Antonio Sylvio Cunha Bueno, 1.322. Tel.: 4043-5476) abre espaço para Ana Moreira e Odé Amorim apresentarem Canto Negro Afro-Contestação. A ideia é mostrar oralidades, narrativas e poéticas afro.
 
A partir das 18h30, no Centro Cultural Serraria (Rua Guarani, 790 Tel.: 4056-4950), a agenda conta com o Balaio Litero-Cênico Musical. O visitante poderá ver o documentário A Situação das Mulheres Afrodescendentes na América, e assistir ao espetáculo Ensaio Sobre Celeiro, da Cia. Artístico Afro Sol. A obra toma como inspiração a cultura do povo mangingue, da África Central, e mostra como as pessoas celebram a vida e como tratam a terra e o amor pela colheita.
 
Ainda hoje, na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira (Rua Bernardo Lobo, 263. Tel.: 4071-9684), às 19h30, acontece o sarau Poetas Negros. Poesia, música e dança celebram a cultura africana. Já no Centro Cultural Eldorado (Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55. Tel.: 4059-1649), no mesmo horário, a cantora Fernanda Nunes mergulha no samba de raiz e relembra Noel Rosa, Cartola e Adoniran Barbosa.
 
Amanhã é a vez dos MCs tomarem conta da pista no Centro Cultural Canhema Casa do Hip Hop Canhema (Rua 24 de Maio, 38. Tel.: 4075-3792.), no Encontro de MCS Reaja – A Resistência Negra em São Paulo. Mano Réu é presença garantida e aproveita para falar de sua experiência na literatura. Beto Criolo também participa do evento e promete mostrar seu trabalho solo. O público também terá oportunidade de conversar com o jornalista, MC, militante do Movimento Negro e escritor Oswaldo Faustino. Allan da Rosa e DJ Tromp estarão presentespara agitar a festa.
 

A programação completa do evento temático, que segue até o fim do mês, está no site da Prefeitura (www.diadema.sp.gov.br). 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados