Encanto Português

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raija Camargo <BR> do Diário do Grande ABC

O continente Europeu oferece tantas opções culturais que é de impressionar como um país pequeno, em comparação aos vizinhos, pode ser tão rico. Mas Portugal vem conquistando seu espaço na indústria do Turismo – e no gosto dos brasileiros (principalmente por conta da língua e da não exigência de um visto) - e já provou que tamanho não é documento. Este ano, conquistou o topo do ranking, elaborado pela revista espanhola Condé Nast Traveler, como um dos melhores países para visitar e ganhou também como Best Value Destination na lista do guia de viagens Rough Guides.
Dono da fronteira mais antiga da Europa, esbanja charme, tradição e diversidade, reunindo gastronomia mediterrânea, cultura e paisagens grandiosas que percorrem 850 km de praias banhadas pelo Atlântico até as montanhas que tomam as regiões Norte e Central. Não existe época certa para visitar os portugueses, já que o clima agradável impera em grande parte do ano e o inverno é mais ameno em relação aos outros países da Europa, com temperaturas médias de 10ºC no Porto e 12ºC em Lisboa. Ainda assim, para o que não gostam dos extremos, primavera (março, abril e maio) e outono (setembro, outubro e novembro) são as épocas mais indicadas para conhecer a terra de Fernando Pessoa e Camões.
A melhor forma de começar o tour português, claro, é em Lisboa. A capital agrada a todos os gostos por ser, ao mesmo tempo, cosmopolita e acolhedora. A parte ‘nova’ abriga um dos maiores oceanários do mundo (www.oceanario.pt) e prédios ultramodernos; a parte ‘velha’ encanta pelas típicas casas, travessas e azulejos. Quem passa pelas ruas de nomes curiosos, como Beco do Surra, Triste Feia e Senhor Roubado, não consegue imaginar que por lá passou terremoto que devastou 23,5 hectares da cidade em 1755. Foi reerguida por Marquês de Pombal, responsável pela criação da Baixa Lisboa, também conhecida como Baixa Pombalina em sua homenagem (leia dicas de um legítimo português sobre Lisboa na página 3).
Além de ouvir fado, comer bacalhau e dar um pulo no bar A Ginjinha, que serve famoso licor à base de cereja, vale a pena curtir os eventos que sempre agitam a capital portuguesa. O Rock in Rio já virou um dos festivais mais queridos por lá (o próximo está marcado para 2016). Por hora, está acontecendo a quinta edição do Misty Fest (www.misty-fest.com), que reúne diversas apresentações musicais e vários locais culturais espalhados por Lisboa, Coimbra, Porto e Sintra. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados