Minha Terrinha

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

do Diário do Grande ABC

“A minha iluminada e hospitaleira Lisboa é atualmente um dos destinos turísticos mais apetecíveis da Europa. Com cerca de 500 mil habitantes e situada à beira do rio Tejo, é uma cidade relativamente pequena e fácil de explorar, graças a uma vasta rede de transportes (trem, metrô, bondinhos e ônibus) que funciona de forma fluída e eficaz, com preços bastante acessíveis. Destaco a rede do metrô, que abrange boa parte da cidade, como o meu meio de transporte favorito – uma excelente forma de nos deslocarmos dentro da cidade, evitando o trânsito caótico que se faz sentir a muitas horas do dia.
Recomendo que se aprecie Lisboa com a ajuda de seus mágicos e tradicionais mirantes. Vistas impressionantes desvendam o mistério das suas sete colinas. Sugiro que se comece pela Colina de São Jorge (Costa do Castelo), que apesar de não ser a mais alta, foi onde ''nasceu'' Lisboa e onde se construiu o famoso Castelo. É obrigatória a visita. Para quem aqui se desloca, sugiro também uma paragem no Chapitô – carismática escola de performances artísticas e artes circenses, que é simultaneamente uma instituição de solidariedade, restaurante e bar. Com uma maravilhosa vista panorâmica, é sem dúvida um dos meus spots preferidos.
Podemos percorrer as ruas estreitas que descem pelos pitorescos Castelo, Mouraria e Alfama – bairros típicos, conhecidos pelas suas festas populares e onde, na minha opinião, se vive e se respira a verdadeira e tradicional Lisboa. É essencial que esta experiência seja feita caminhando.
Com um rico patrimônio histórico e com um estilo de vida bem contemporâneo, Lisboa combina na perfeição o ''novo'' e o ‘velho’. Se isso é visível pelas ruas da cidade, também se verifica na sua gastronomia. Outrora conhecida essencialmente pelo bacalhau, cafés antigos e tabernas, a capital portuguesa oferece agora uma grande variedade de restaurantes, onde a modernidade e sofisticação se aliam à diversidade de diferentes cozinhas e influências, fazendo as delícias dos clientes mais exigentes. Para quem procura roteiro gastronômico rico e diversificado, Lisboa é a cidade certa.
No Chiado e Bairro Alto, encontramos alguns dos mais modernos restaurantes e bares. Com uma localização privilegiada e sendo considerada uma área com forte presença artística e criativa, a baixa lisboeta é a zona cool e boêmia da cidade. O meu destaque vai para o Bairro Alto, um ícone da vida noturna lisboeta, onde mais de 250 bares se estendem por uma ‘teia de ruas’ cobertas de graffiti. Para quem procura diversão noturna, visitas ao Bairro Alto, Cais do Sodré e à discoteca Lux, são absolutamente indispensáveis.
Quem gosta de compra, esta é também a área certa, pois é composta por algumas das melhores e mais originais lojas. Tradicionalmente uma zona com forte história no comércio, isso reflete-se um pouco por toda a baixa pombalina, com especial destaque para a famosa Avenida da Liberdade – uma das principais avenidas europeias – onde se encontram representadas as marcas mais glamourosas.
Falar de Lisboa, é também falar de Fado – considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Dito isto, não deixe de jantar numa das famosas Casas de Fado espalhadas por Lisboa, uma experiência única e que pode ser também bastante romântica. A minha sugestão vai para o incontornável Café Luso.
Jovem e cosmopolita, Lisboa aposta forte nos festivais de música (sobretudo no Verão), mas que dispõe também de uma vasta oferta na sua agenda cultural, ao longo de todo o ano. Inúmeros museus, galerias e teatros podem ser visitados diariamente, entre os quais destaco a Fundação Calouste Gulbenkian e o Museu do Design e da Moda. A minha sugestão é que assistam a uma peça no centenário Teatro Nacional D. Maria II.

OUTROS PONTOS
Visitar Belém é também obrigatório, sendo uma das áreas mais emblemáticas e míticas da cidade. O Mosteiro dos Jerónimos, a belíssima Torre de Belém e provar os famosos pastéis de nata, são experiências únicas e tradicionais. Recomendo ainda a visita a Sintra – pelo seu mistério, mística, riqueza histórica e beleza peculiar dos seus jardins, paisagens, castelos e palácios. Falar em Sintra, é também sinônimo de falar na famosíssima e ilustre Casa Piriquita, assim como na Quinta da Regaleira e no majestoso Palácio da Pena.
Por fim, é chegada a vez de Cascais – vila descontraída e encantadora, plantada em cima do Atlântico, que fica apenas a 30 minutos de trem de Lisboa. Rica em praias atraentes, é um local ideal para relaxar e desfrutar do maravilhoso marisco e peixe grelhado servidos por lá. Para os amantes do surfe e das belas praias selvagens, aconselho vivamente a praia do Guincho.” 

GUIA DE VIAGEM

COMO IR

Várias companhias, como TAM e TAP, oferecem vôos diários para Lisboa partindo do Brasil. O Aeroporto Internacional de Lisboa fica a apenas sete quilômetros da região central da cidade. O AeroBus recolhe passageiros na saída do terminal de desembarque e vai até o Cais do Sodré, no centro, passando por lugares com alta concentração de hotéis, como a Avenida da Liberdade e o Rossio. O serviço opera das 7h às 23h. 

ONDE FICAR

Portugal, especialmente, Lisboa possui tanto redes internacionais de hospedagem, como Sol, Accor e Pestana, como bons albergues da juventude, que frequentemente aparecem como um dos melhores do mundo. Em Lisboa, opte pelos perto do Centro, na região da Avenida Liberdade e do parque Eduardo VII.

ONDE COMER

O sabor português agrada muito os turistas, principalmente, os brasileiros. Não faltam os pratos típicos no cardápio, como bacalhau, mas também há diferentes outras influências mundiais nos menus. O viajante vai encontrar ótimos restaurantes entre Alfama e o Bairro Alto, passando pelo Chiado e a Baixa (em Lisboa). Douro, Dão e Alentejo, por outro lado, oferecem os melhores vinhos produzidos no país. 

MAIS

Site: www.visitportugal.com

Fuso: 3h (horário de Brasília)

Moeda: Euro

Embaixada brasileira: SES, Qd. 801, lote 2. (www.embaixadadeportugal.org.br) 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados