Cuidados com o seu pet

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andréa Ciaffone <BR> do Diário do Grande ABC

Verão chegando e a cena de filme publicitário vem à cabeça: um cachorro todo feliz brincando com as ondas na areia da praia. De fato, a turma de quatro patas curte bastante férias “al mare”, mas é fundamental que os seus tutores pensem nas consequências de expor os bichos ao sol forte, à areia e á água do mar.
Os primeiros cuidados preventivos devem ser tomado muito antes da partida. Os veterinários recomendam que além de todas as vacinas anuais e da vermifugação períodica, o cão seja medicado contra a Dirofilariose, uma doença perigosa que acomete o coração dos cães e geralmente é transmitida na praia e em locais com pernilongos, próximos a rios. A medicação deve ser ministrada 30 dias antes da viagem e uma dose de reforço deve ser tomada na volta.
Com essa situação controlada, vem a hora de “arrumar a mala” do pet, com as coisas que vão ser úteis no período de férias. A lista precisa incluir itens para diversos momentos. Para descanso, caminha e brinquedos. Para as refeições não esqueça de comedouro, bebedouro e ração. Dependendo da qualidade da água, quando for comprar água mineral lembre-se do seu companheiro – cães de porte grande consomem dois litros por dia.
É bom levar shampoo, condicionador, escovas e toalhas porque nem sempre se consegue achar um pet shop, então, o banho caseiro passa a ser uma alternativa boa para manter a beleza e o conforto do bicho, que pode ficar incomodado com a sensação da areia na pele. Líquido de limpeza de orelha e algodão são importantes. Os veterinários advertem que é preciso cuidar bem para a orelha ficar bem limpa e seca. Aliá, justamente as raças que mais gostam de nadar como Golden Retriever e Labrador têm orelhas do tipo pendular, que retém umidade favorecem o desenvolvimento de bactérias que causam inflamação de ouvido.
Cães não suam, então para eles é difícil manter a temperatura corporal estabilizada. Portanto, cuide para que eles não passem muito calor no trajeto e no destino. Aplique filtro solar canino, principalmente na região do focinho. Para quem tosa os pelos do seu melhor amigo isso é ainda mais importante. É preciso lembrar que a pele deles é sensível e queima como a nossa. O asfalto muito quente também pode queimar as patinhas, portanto, cuidado ao escolher a hora do passeio. Mas, seguindo as recomendações dos veterinários, resta curtir a delícia de viajar com o seu melhor amigo.  




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados