Reencontro de Debi & Lóide

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares <br> Do Diário do Grande ABC

Entre dramas e comédias, as carreiras de Jim Carrey e Jeff Daniels já passaram por muitos gêneros. Foram sucessos e fracassos que marcaram os últimos 20 anos, desde que a dupla protagonizou o clássico Debi & Lóide – Dois Idiotas em Apuros (1994), talvez um dos trabalhos mais significativos – e populares – dos atores. O arco dos amigos completamente imbecis ganha outro capítulo em Debi & Lóide 2, principal estreia da semana nos cinemas do Grande ABC. Com apelo nostálgico, o longa tem o desafio de agradar antigos fãs e mostrar para uma nova geração que o mundo ainda encontra espaço para exageros típicos do universo cômico.

Apesar da popularidade do projeto, a produção passou por turbulências. A Warner Bros. cancelou o filme em junho do ano passado e liberou os diretores Peter e Bobby Farrelly para levar a ideia para outros estúdios. O sinal verde para a sobrevida aos personagens veio pela Universal, que desembolsou cerca de US$ 30 milhões para o projeto.

Os cineastas e roteiristas voltam ao mercado após o mau resultado de público e crítica de sua versão de Os Três Patetas (2012). Em sua primeira sequência, os irmãos colocam Debi (papel de Jeff Daniels) e Lóide (Jim Carrey ) em situações bizarras no mundo contemporâneo. Como é de se esperar, os protagonistas estão 20 anos mais velhos, mas não quer dizer que estejam menos estranhos. As rugas dos atores revelam a passagem do tempo e são aproveitadas no desenrolar da história.

O roteiro central coloca Harry (Debi) descobrindo ser pai e Lóide, tendo uma paixão platônica por uma garota. Ele instiga o melhor amigo a partir em viagem para encontrá-la. Assim como no filme original, eles aproveitam a jornada para conhecer pessoas e se envolver em confusões um tanto quanto surreais.

Algumas piadas acabam recicladas, criando clima nostálgico. Se a ideia é elevar a quantidade das bizarrices para nível superior, há quem possa deixar a sala de cinema achando que as coisas podem ter ido longe demais. Debi & Lóide estourou nos anos 1990 em um momento no qual o politicamente correto era motivo de piadas e o público parecia entender. Os irmãos Farrelly esperam que os novos espectadores consigam entender a ideia.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados