Artista em clima de reencontro

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

O universo urbano explorado por Daniel Melim continua a chamar a atenção. Suas referências, que partem do grafite, estão espalhadas pelas ruas do Grande ABC, São Paulo e Londres (Inglaterra). Entre mostras coletivas ao lado de artistas – e amigos – como Fábio A. e Flávio Grão, o artista conseguiu encontrar o momento para retornar de maneira solo para seu município, São Bernardo. “Na região, o pessoal me conhece mesmo pelos desenhos que faço nas ruas. Em São Paulo, a galera já está acostumada com minha presença em galerias nos últimos anos. Como fazia tempo que não me mostrava para o público daqui, queria me jogar ao máximo para essa espécie de reapresentação. Quero mostrar o meu melhor”, explica.
 
Após 11 anos sem uma exposição solo no Grande ABC, Melim apresenta suas ideias mais recentes em Quintal de Fábrica, que abre na sexta-feira, a partir das 19h, na OMA Galeria. A visitação gratuita segue até 20 de dezembro. Na primeira noite, o autor estará no local para receber convidados e interagir com visitantes.
 
O acervo veio sendo desenvolvido desde setembro e foi montado especialmente para a atração. São 11 obras que mesclam diferentes técnicas, passando por telas, sobreposições, colagens e recortes. Segundo o artista plástico, “o assunto principal é a pintura, usando ideias de textura, elementos e composições que marcam meu trabalho.
 
Produzir o material não é tão difícil. O desafio foi pensar na estrutura e nos sentidos que queria dar para a mostra”.
Os toques de grafite e estêncil (estilo inspirado pela pop art dos anos 1950 baseado na impressão de imagens em diferentes superfícies) característicos de sua carreira estão em obras como Quintal de Fábrica, com que faz alusão a espaços que surgiram na década de 1990 na região após o processo de desindustrialização – os locais serviam como pistas de skate e grandes galerias clandestinas para os grafiteiros. Alguns experimentos fazem parte da série Life is Fast, na qual as ilustrações são feitas em três camadas de vidros enfileiradas para montar os quadros.
 
“A exposição acaba por encerrar um ciclo. Quando o material fica em casa, não convive com ninguém. É a parte principal para que o trabalho vire uma obra de arte”, diz Melim, ansioso para retomar o diálogo com seus vizinhos.
 
Quintal de Fábrica – Exposição. A partir de sexta, às 19h. Na OMA Galeria – Rua Carlos Gomes, 69, São Bernardo. Tel.: 4128-9006. Seg. a sex. das 10h às 19h; sáb., das 10h às 14h. Grátis. Até 20/12. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados