Arte em diversas formas

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gustavo Cipriano

 Há 34 anos, em 26 de novembro de 1980, era inaugurada a Pinacoteca de São Bernardo, e todo ano o museu promove exposição especial para comemorar a sua existência. “Temos muito orgulho do nosso acervo de 1.316 obras, das quais 900 foram doadas. São telas riquíssimas que fazemos questão de colocar em uma mostra quando o dia de aniversário chega”, comenta o curador João Delijaicov Filho.

Nesta temporada, a mostra Exclusão, Contestação e Resistência é que dará o tom da festividade. O acervo apresenta 43 obras, que estarão expostas até 31 de janeiro de 2015. A entrada é gratuita.

Conforme o título sugere, o local foi dividido em três partes, com cada uma delas contando com esculturas, quadros e objetos que demonstrem o que tal termo quer dizer. “Olhando o nosso acervo, simplesmente vieram à mente as obras que eu queria separar. A ideia é chamar a atenção para essas diferentes formas que os artistas têm de ver a cultura geral”, explica Delijaicov Filho.

A primeira parte da mostra, Contestação, tem obras que botam em xeque ou brincam com a relação ser humano e sociedade. A escultura Homem 2000, do são-bernardense Ture, já é logo a primeira que se vê e traz a imagem de um homem feito de sucata, em clara alusão a como este século e sua modernidade têm feito com que as pessoas percam seu lado humano.

Do outro lado, está Exclusão. A série de obras mostra exemplos de diversas pessoas que geralmente são marginalizadas na sociedade, casos de negros e travestis. Todos ganham os olhares do artista, que busca conscientizar através da sua tela. Quem chama mais a atenção é Maria Inês Rodrigues de Moraes Leme. Em sua obra, a pintora retrata em seu quadro homem de rua que se cobre com um jornal. A manchete do periódico: Diretas Já, que dá nome à obra.

Apesar de abordar diversos problemas sociais, o curador diz que a intensão da exposição não é ser agressiva. “Tem obras que abordam os temas de uma forma direta, outras que fazem piada. Simplesmente quisemos mostrar o talento de todos esses artistas”, afirma, usando como exemplo 6 Kebaps, de Arnaldo de Melo. Pertencente à ala da Resistência, a obra aborda a Alemanha quando era separada pelo muro de Berlim, mas sob a ótica do churrasco grego. Os traços remetem ao tempo em que se dizia que os dois lados do país eram unidos pelo cheiro dessa comida, que passava para o outro lado, fato inusitado que resistia a toda tensão que havia.

Exclusão, Contestação e Resistência – Exposição. A partir de hoje. Na Pinacoteca de São Bernardo – Rua Kara, 105. Tel.: 4125-4056. Terça a sábado, das 9h às 17h. Grátis. Até 31 de janeiro de 2015.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados