O que levar o no kit de remédios?

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gustavo Cipriano

Em uma viagem, o clima, a alimentação e diversos outros fatores podem mexer com a nossa saúde. E é justamente por isso que o kit de remédios não pode faltar. Se o destino for o Exterior, a primeira dica é não deixar para comprar os medicamentos após a chegada, a não ser em caso de imprevisto.
 
Os remédios de uso pessoal, que são regularmente tomados no dia a dia, devem ser comprados ainda no Brasil, já que não é possível achar todos os medicamentos fora do País. Não esqueça de consultar seu médico antes de fazer a compra. Ele sempre saberá o que é melhor levar ou não nesses casos. Em caso de remédios vendidos com receita médica, leve junto o pedido do médico para evitar problemas.
 
Segundo o Dr. José Luis Aziz, cardiologista e coordenador de pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, não podem faltar itens como analgésicos e antitérmicos (devido às possíveis mudanças de temperatura); remédios para cólica e antibióticos. Isso, porém, não é válido para todo mundo. “Os pacientes que tiverem doenças como pedra no rim, problemas cardíacos e hipertensão não podem mudar a medicação com a qual estão acostumados ao viajar. Não devem tomar nenhum tipo de antigripal e precisam ter muito cuidado com a mudança de clima. É importante sempre se hidratar bem e evitar comida com muito sal”, comenta o especialista.
 
Ele reitera por diversas vezes que o médico conhecido do viajante em questão deve ser contatado, não somente antes, mas até durante a viagem, caso um sintoma venha à tona. A procura por um especialista mais próximo do local em que estiver deve ser a primeira tarefa, mas nem sempre há um perto, por isso, leve o cartão do seu médico. “O contato pessoal é o melhor, mas às vezes não é possível.”
 

Um perigo constante em viagens de longa distância deve ser alertado. Não tome calmantes ou medicamentos parecidos de outras pessoas – principalmente desconhecidos – no trajeto. Em voos de maior duração, é corriqueiro que alguém ofereça remédios para dormir, mas este deve ser testado juntamente ao médico mais conhecido antes de ser ingerido. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados