Bosque petrificado chama atenção na Patagônia

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

A 90 quilômetros da cidade de Trelew, beirando o Rio Chubut, está o Bosque Petrificado Florentino Ameghino. Área protegida capitaneada por Jorge Reinoço, diretor do local, e por Roberto Lech, doutor em Geologia, o bosque promove ao visitante viagem no tempo há 60 milhões de anos.
Por entrada que custa cerca de R$ 28, o visitante pode perder o olhar nos 20 mil hectares que guardam muita história e saber de toda a região por meio de visita guiada. Quase um deserto hoje em dia, há milhões de anos o mar chegava até a região.
O local também já foi cenário para rios que por ali corriam. Ao longo do passeio, que dura cerca de duas horas e meia, o visitante se depara com diversos troncos – alguns chegam a medir 12 metros – que foram levados por esses antigos rios. Hoje, todos estão petrificados por conta da ação do tempo. Reinoço diz que araucárias e palmeiras viviam em abundância na região.

Além dos diversos troncos, os pesquisadores mostram aos visitantes rochas sedimentares com marcas de ondas. Fósseis de animais marinhos também foram encontrados onde hoje é quase deserto. Para saber mais a respeito do local, basta acessar o site www.bosquepetrificado.wordpress.com. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados