Gaiman oferece arquitetura delicada e deliciosa comida

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Primeira cidade da Província de Chubut, a pequena Gaiman é pitoresca. Ilustrado por plantações de cereja ainda na estrada, o local, que conta com 15 mil habitantes, chama a atenção pela beleza e simplicidade.
Os primeiros a chegar foram os galeses, por volta de 1865. Seus traços permanecem até hoje, tanto na língua, falada tanto quanto o espanhol, quanto na arquitetura e tradições.
O Rio Chubut, que corta a província de um lado a outro, também abastece Gaiman e divide espaço com córregos limpos. Casas com tijolos aparentes, algumas bem antigas, são atração, ainda que em alguns locais as calçadas sejam bem descuidadas. Algumas das residências são feitas em chapa, tradicionais na Patagônia e também da cultura galesa.
Visita obrigatória é a casa de pedra que pertenceu a David Roberts e sua mulher, Jenamine Jones, que chegaram à região em 1874. Foi nessa residência que nasceu o primeiro homem branco de Gaiman.
Agora, se ainda assim a visita merece ter mais algum atrativo, que tal ser pego pelo estômago e pelo cheiro de deliciosos bolos. Gaiman é conhecida como a cidade das casas de chá. A mais famosa delas é a Ty Te Caerdydd. Imponente, o lugar tem um belo jardim logo na entrada. A casa comporta até 300 pessoas confortavelmente.
Basta sentar à mesa para que sirvam infinidade de pães quentinhos e fresquinhos, leite e, claro, chá. Por cerca de R$ 50 é possível experimentar de tudo e à vontade. Miguel Mirantes, dono do estabelecimento, se orgulha dos mais de 20 tipos de torta que a casa produz diariamente e o dia todo.
Entre elas estão as tortas de pêssegos e a de maçã fresca com massa fina e açucar cristal, que merece destaque. Mas a prata da casa é a torta galesa, que Mirantes diz ser segredo a receita.

Mas com tanta coisa gostosa, o que mais dá orgulho em Mirantes é o fato de a princesa Diana ter visitado o local em 1995. A xícara e talheres usados por ela podem ser vistos. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados