Briga pela sobrevivência além das estrelas

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

Talvez Interestelar seja o filme mais nerd dos últimos tempos. Mas nada em relação a essa nova e divertida geração geek que vibra com as tiradas pop do seriado The Big Bang Theory – e pode não compreender metade das outras piadas ligadas a áreas mais complexas como física, química, biologia e engenharia.
O longa-metragem parece ir atrás daqueles gênios que devoram livros recheados de termos técnicos sobre viagens espaciais e que fazem de discussões sobre a complexidade de um buraco negro motivo de diversão.
O que não faltam no aguardado filme que chega hoje aos cinemas brasileiros são informações. São quase três horas de duração recheadas de questões que envolvem possibilidades de vida além da Terra, incertezas sobre o espaço-tempo e a sobrevivência da raça humana. Um dos slogans da atração diz O Fim da Terra Não Será o Nosso Fim, e as dúvidas quanto ao próximo passo da humanidade servem para acrescentar aventura e drama para a ficção científica.
Esse ambiente um tanto quanto complexo parece ser um dos atrativos de Christopher Nolan (de títulos como Amnésia e A Origem). Após concluir a trilogia Batman, o cineasta agora se volta para o espaço. A jornada é comandada por Cooper (Matthew McConaughey), ex-piloto de caça que passa a trabalhar como fazendeiro para alimentar a família. Mas a realidade onde vive é extrema, com fortes tempestades de areia tomando cidades e diversas pragas acabando com as plantações.
Na primeira reviravolta do roteiro – entre uma série por vir –, ele acaba convocado para comandar expedição espacial tripulada por Amelia (Anne Hathaway) a fim de descobrir outro ponto habitável para os humanos nesta ou outras galáxias. A única certeza é de que a Terra não irá nos aguentar para sempre.
Ao mesmo tempo em que pode ser peça-chave para o futuro, o viúvo Cooper enfrenta o fato de que deixará os filhos para trás, aos cuidados do avô. Sua relação mal resolvida com a filha Murph dita o ritmo sentimental da trama, com conversas em diversos momentos (e dimensões) capazes de marejar os olhos do público.

As cenas além das estrelas de Nolan são lindas e o elenco de peso (que ainda conta com Jessica Chastain e Michael Caine) traz qualidade, principalmente com McConaughey mantendo o alto nível de Clube de Compras Dallas. Mas Interestelar vai melhor em sua parte técnica de que como material final. Entre as complicações científicas que irão confundir o público durante a sessão, o filme ganha força como mensageiro de que é preciso pensar no futuro. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados