Inspiração européia dá o tom do inverno 2015

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andréa Ciaffone

Há que se reconhecer: os europeus entendem muito mais de inverno que nós, que vivemos em países tropicais. Nada mais justo que buscar na cultura do Velho Mundo a inspiração para criar coleções que vão aquecer os consumidores no ano que vem e que já esquentaram o entusiasmo dos convidados, compradores e da imprensa especializada presentes no primeiro dia de desfiles da 38ª edição da São Paulo Fashion Week, realizada no Parque Cândido Portinari, na Capital, na segunda-feira.
 
Mas, o Brasil entra nessa receita com a sensualidade que frio, claro, é menos explícita, mas que sempre se revela na silhueta de cintura sempre bem marcada e nas saias esvoaçantes – duas características que apareceram na quase totalidade dos desfiles até agora.
 
Tufi Duek, um dos estilistas mais consistentes da moda brasileira, buscou inspiração nos vikings, mas soube transformar as referências visuais da nação de navegadores e guerreiros em uma coleção com ares futuristas. Todas as modelos vestiam base leggings pretos que tinham brilho com efeito semelhante ao do couro e botas amarradas na frente até a altura dos joelhos. O preto era onipresente e só interrompido por tons sóbrios como bordô e verde escuro. O grand finale do desfile foi com vestidos feitos com lantejoulas enormes, tom azul petróleo acinzentado que pareciam escamas coordenados com o couro marrom e a base em preto.
 
A partir de uma inspiração celta, PatBo fez desfile luxuoso, com muitas aplicações de bordados e pedrarias em roupas que são verdadeiras obras de arte. As cores ficam no clássico de inverno, preto, branco, vermelho, prata. Casacos muito longos, estampados, fazem parceria com calças de alfaiataria. A maioria dos looks foi desfilada com as modelos usando sapatos baixos, tipo Oxford. Em alguns casos, as botas na altura do tornozelo foram a escolha dos estilistas.
 
Como já é tradicional, a Cavalera levou quem estava na sala de desfile para um outro mundo: o dos livros de histórias infantis, mais precisamente de João e Maria. Na passarela, a proposta: jeans masculino justos e bem curtos, com barras dobradas acima dos tornozelos. Para as meninas, tecidos muito fluidos, muita transparência. Saias longas em babados estreitos que davam um lindo efeito com o movimento. O destaque do desfile foi o ator Bruno Gagliasso.
 
ONTEM
Pedro Lourenço, 22 anos, é o único brasileiro a figurar na lista Forbes de personalidades com menos de 30 anos com destaque no mundo das artes e estilo. No desfile que apresentou na manhã do segundo dia da SPFW, ele mostrou talento para combinar cores e estampas de forma criativa e elegante. As cinturas sempre marcadas por cintos, alguns, com efeitos geométricos, são capazes de transformar o visual e dar um toque de modernidade a peças clássicas.
 
Reinaldo Lourenço seguiu uma inspiração renascentista que se expressava nas estampas – algumas imitando mármore – e texturas, mas fez uma coleção com visual bem século 21. Embora sempre com a cintura em evidência, o estilista buscou soluções que alongam a silhueta feminina com calças ajustadas e cinturas altas, sempre marcadas.
Uma das maiores estrelas do mundo da moda, a modelo Gisele Bündchen brilhou no desfile da Colcci. 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados