Quadrinhos feitos com incentivo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares<br> Do Diário do Grande ABC

O universo da ilustração inspira talentos da região. Artistas locais apostaram no potencial de seus trabalhos para garantirem espaço entre os contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, um dos projetos de apoio mais concorridos do País. A lista de selecionados por comissão especial foi revelada na quinta-feira e apresenta, com destaque, futuras obras de profissionais do Diário.

Premiado pela sexta vez, o ilustrador Luiz Carlos Fernandes agora aparece com o livro Como Um Cavalo Salvou a Vida de Um Preso Político, primeira parceria com Evaldo Novelini, editor-chefe do jornal. A dupla buscou inspiração em fatos históricos para mostrar como o comunista alemão Harry Berger foi salvo de tortura pela sagacidade intelectual do advogado católico Sobral Pinto na década de 1930. “Precisava de algo que me chamasse a atenção e o Evaldo sempre tem muitas histórias para contar. Daí ele me falou desse conto antigo e o título já é bem chamativo. Trata-se de uma história do Brasil que pouca gente conhece”, explica o ilustrador, morador de Santo André.

Evaldo revela que tem contado o drama do protagonista há cerca de dez anos em diferente formatos. A troca de ideias com o amigo o instigou quanto as possibilidades na HQ. “Eu só imaginava tudo e, quando o Fernandes me apresentou os esboços, não achava que podia ser tão fiel com o que tinha pensado. Há quem duvide de tudo pelo fato do caso ter certos elementos nada convencionais e é incrível como ele explorou tudo isso de maneira artística.”

Dez páginas dos desenhos em sépia já estão prontos e eles trabalham com a ideia de um total de 50. Segundo Fernandes, o desafio maior tem sido encontrar referências fotográficas da época para versões de personagens e cenários.

Também ilustrador do Diário, Sérgio Ribeiro Lemos, o Seri, foi contemplado pela primeira vez pelo programa de ação cultural com uma coletânea de tirinhas publicadas nos últimos anos no jornal, Bichos, Homens & Deuses. O material reúne trabalhos em diferentes temas: Bichos conta com pequenas histórias que apostam em um humor non-sense e mais livre; Homens apresenta visão mais crítica em torno das relações e comportamentos; e Deuses é tomado pela ligação das pessoas com seres místicos, incluindo Deus, anjos e demônios.

“Tudo isso é um período no qual consegui me libertar da personagem Abigail, que era muito forte, mas me deixava exausto para seus estudos. Agora meus projetos são mais cartoon, meu grande barato mesmo”, afirma ele, projetando cerca de 240 tirinhas a serem colocadas no livro. “O Diário me deu esse espaço livre e tenho a chance de trabalhar de uma forma mais ampla. Isso me instiga bastante.”

Ainda da região, Guilherme de Sousa Petreca (Santo André) foi selecionado com o projeto Ye. O também andreense Gilmar Machado Barbosa, com Complexo de Um Parafuso Solto, aparece em terceiro lugar na classificação entre os projetos suplentes.

Os premiados na categoria de Concurso de Apoio a Projetos de Criação e Publicação de Histórias em Quadrinhos no Estado de São Paulo receberão o valor de R$ 40 mil para a publicação das obras. Em contrapartida, deverão entregar 200 exemplares ao acervo da Secretaria de Estado de Cultura até novembro do ano que vem e permitir a utilização dos materiais em diversos equipamentos culturais, além de poderem ser convocados para participar de atividades temáticas.

“Sinto que a procura pelo ProAC está cada vez maior. A concorrência é grande e de qualidade ”, diz Seri. “É um incentivo que faltava para a galera que gosta e faz quadrinhos”, completa Fernandes. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados