Zuenir Ventura é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

<Escritor e jornalista, Zuenir Ventura, 83 anos, foi eleito na tarde de ontem para a ABL (Academia Brasileira de Letras). Ele teve 35 dos 37 votos. Seus concorrentes Thiago de Mello e Olga Savary somaram um voto cada. Imortal a partir de agora, Ventura passa a ocupar a vaga do poeta, acadêmico e dramaturgo Ariano Suassuna, morto em 23 de julho, aos 87 anos, após sofrer acidente vascular cerebral do tipo hemorrágico.
Dono de obras como 1968, o Ano Que Não Terminou, Mal Secreto: Inveja e Cidade Partida, Ventura é jornalista há mais de quatro décadas. Ele foi aluno de Manuel Bandeira na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com aulas de Literatura Hispano-Americana. Foi com o livro Cidade Partida, de 1994, obra com a qual fez um retrato dos motivos da violência no Rio de Janeiro, que ele levou o Prêmio Jabuti na categoria reportagem.
Já ocuparam a cadeira Carlos de Laet, Ramiz Galvão, Viriato Correia, Joracy Camargo e Genolino Amado. Esta foi a última das três eleições para a ABL no último mês. Na semana passada, foi eleito o historiador Evaldo Cabral de Mello para a vaga de João Ubaldo. No dia 9 deste mês, o eleito foi Ferreira Gullar, na vaga deixada por Ivan Junqueira. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados