Os encantos do Monte Roraima

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes <br> Do Diário do Grande ABC

José Alfredo (Alexandre Nero), antes de virar Comendador, fez sua fortuna no Monte Roraima. Desde então, o elegeu como seu éden particular. Antes de servir de cenário para a novela Império, da Rede Globo, pouco se falou desse território brasileiro. Mas sim, existe muito o que fazer por lá.

A gerente da agência de turismo Venturas, Paula Bilenky, diz que o Monte Roraima é normalmente uma viagem que supera as expectativas de todos os viajantes que se aventuram a conhecê-lo. “Acho que no imaginário da maioria das pessoas, quando se chega no topo não há muito o que se ver. Se pensa em um platô, de paisagens sempre semelhantes e pouco desnível.” Mas o platô é enorme – tem aproximadamente 90 km² – e os atrativos disponíveis por lá são muitos.

Entre eles está o Vale dos Cristais – repleto de pedras de quartzo de tamanhos e formas variados. Outro lugar visitado pelos turistas é o Ponto Triplo, que marca a tríplice fronteira entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana (o platô tem 85% de área em território venezuelano, 10% na Guiana e apenas 5% pertencentes ao Brasil).

No El Fosso, há um enorme poço no meio da imensidão de rochas de formações peculiares e uma infinidade de bromélias. “Ele abriga uma pequena caverna molhada e se as rochas estiverem secas é possível descer e se banhar nas águas mais gélidas do platô.” E as jacuzzi são deliciosas piscinas naturais, ideal para quem aguenta água gelada.

Paula destaca também a Pedra Marevick, que é o ponto mais alto do Tepuy, de onde se tem uma vista incrível, tanto do Monte Kukenan quanto do próprio platô do Roraima. A Venturas tem roteiros de três, quatro e cinco noites no topo (fora as demais noites em Boa Vista / Santa Helena e no trajeto de ida e volta até o topo). Detalhes no site www.venturas.com.br.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados