‘Boyhood’ traz evolução real de jovem

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

O passar do tempo no cinema nunca foi tão real quanto em Boyhood – Da Infância à Juventude, que estreia hoje em salas de São Paulo. A ousada ideia do roteirista e diretor Richard Linklater (da trilogia Antes do Amanhecer) acompanha o mesmo grupo de atores durante o período de 12 anos ao narrar os altos e baixos de um núcleo familiar.
 
Na trama, Mason (Ellar Coltrane) precisa aprender a lidar com a separação dos pais (interpretados por Ethan Hawke e Patricia Arquette) ao lado da irmã. A visão do garoto sobre os fatos ao seu redor ganha novas ponderações na medida em que ele se aproxima da maior idade, deixando para trás a inocência infantil e compreendendo melhor alguns fatos da vida.
 
A dinâmica do longa-metragem foi diferente desde o início. As filmagens eram agendadas em períodos de quatro dias todos os anos durante mais de uma década. O autor afirmou que o processo sempre esteve em aberto, uma vez que ele analisava o material que tinha em mãos para depois definir os passos seguintes dos personagens. O artifício de poder explorar as mudanças físicas e emocionais do grupo em diferentes momentos chama a atenção.
 

Boyhood – Da Infância à Juventude chega ao Brasil após passagem elogiada por alguns dos principais eventos de cinema do mundo, casos do Festival de Sundance (Estados Unidos) e do Festival de Berlim (Alemanha), este último rendendo o Urso de Prata de melhor direção para Linklater. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados