Aventuras de Asterix completam 55 anos hoje

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Renato Cunha<br> Especial para o Diário

 Criado pelo francês René Goscinny, a história em quadrinhos de Asterix foi publicada pela primeira vez na revista Pilote no dia 29 de outubro de 1959. O enredo mostra as aventuras do herói gaulês tentando resistir ao domínio do Império Romano, por volta do ano 50 a.C. O personagem foi baseado em um chefe guerreiro da Gália, chamado Vercingetórix.

O porteiro Gerson Batista, 58 anos, conta que virou fã do personagem por acaso. “Conheci as histórias quando tinha uns 8 ou 10 anos. Lembro que minha tia foi fazer uma visita em casa e meu primo esqueceu uma revista lá, foi assim que comecei a ler”, recorda. Por ter fortes relações históricas, o personagem acaba ensinando o leitor ao mesmo tempo que o diverte. “Acho que aprendi História mais com Asterix e Obelix do que indo para escola”, confessa Gerson.

Já a psicóloga Marcia Luiza Trindade, 37, revela seu personagem predileto. “Preciso dizer que o Asterix nem é o meu favorito. É o Obelix. Eu me divirto muito com ele”, diz. Marcia também revela como conheceu as histórias. “Tive o primeiro contato quando estava na sétima série. Tinha aulas de francês no colégio e pedi para a professora dicas para aprimorar o idioma. Ela indicou o Asterix”, conta.

Com o tempo, as histórias ganharam também as telas. Várias animações do personagem foram criadas. Asterix já foi traduzido para mais de 100 línguas em todo o mundo, sendo muito popular na Europa e América do Sul.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados