Dia Internacional da Animação agita o Grande ABC

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

Tudo é possível no mundo das animações. Universos e personagens podem ter qualquer forma, cor e estilo. Essas ideias sem limites são as principais atrações do Dia Internacional da Animação, que leva sessões gratuitas a diversos países e a diferentes cidades brasileiras. O projeto temático é montado para celebrar a data especial no dia de hoje com curtas-metragens que mesclam técnicas e estilos.
 
A 11ª edição no Brasil do programa especial já está em cartaz em alguns municípios com exibições de seleções diversas. Uma exibição simultânea do projeto ocorre hoje, às 19h30, em cerca de 240 cidades do País. No Grande ABC, as sessões gratuitas passam por Ribeirão Pires, Santo André e São Bernardo (veja quadro ao lado).
 
Entre os destaques da Mostra Nacional deste ano está Jam (2013), do diretor andreense Cesar Cabral. O curta utiliza a técnica pixilation, que mistura animação e filme live-action, ao apresentar um jovem pescador que encontra surpresas e fantasia no meio de uma grande metrópole.
 
“É difícil você fechar uma história em dois minutos e isso incentiva a experimentação. Trata-se de um estilo que poucos conhecem e colocamos tudo isso em torno do caos de São Paulo. Tudo acaba sendo meio surreal”, explica Cabral, responsável por premiados filmes como Tempestade e Dossiê Rê Bordosa. O novo filme faz parte da série Piscar de Olhos,do Canal Brasil.
 

O cineasta já participou de outras edições do Dia Internacional da Animação e elogia sua programação. “Acho interessante como ele atinge pessoas que não estão acostumadas com animações. Ajuda a mostrar que esse universo também existe no Brasil e com qualidade.” 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados