Sensibilidade e bom humor se aliam em monólogo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andréa Ciaffone <BR>do Diário do Grande ABC

Viver em uma época em que os costumes estão em rápida mudança exige equilíbrio emocional impossível para uma pessoa que acaba de sofrer decepção amorosa. Esse é o mote do monólogo ''As Lagrimas Quentes Que só Meu Secador Sabe Enxugar'', protagonizado por Paula Cohen, em cartaz até domingo no Teatro do Mube, em São Paulo. “Há alguns anos estava excursionando com uma outra peça e comentei com o Pedro Granato, então meu colega de cena, que eu queria desenvolver um monólogo meu.Aí, começamos a trabalhar”, conta a atriz, que acaba de dirigir o espetáculo de Marcelo Médici, ''Cada Dois Com Seus Pobrema''.

Embora tenha mão para comédia, Paula não seguiu o caminho mais fácil ao criar as ''As Lágrimas...'' e não fez um texto simplesmente bufo, caricato ou debochado. Existe dor na personagem que criou. Um sofrimento e uma perplexidade sobre a incapacidade de conduzir a própria vida que vira e mexe atinge as mulheres. O texto mostra situações profundamente incômodas para o público feminino: o fim do relacionamento, a volta para casa da mãe, o encontro com a amiga que tem o casamento perfeito. Todas essas situações – embora colocadas de forma engraçada – fazem soar o alarme de que há muito pouco de ficção nelas. É interessante obsevar a plateia: os homens riem solto, para eles aquilo tudo é genuinamente engraçado. As mulheres também riem, mas é aquele riso nervoso, de reconhecimento, o que prova que o texto cumpre a função do teatro de provocar reflexão enquanto diverte.

Enquanto produção, a concepção cênica é muito inteligente, moderna e adequada para o tema. A trilha sonora pop é eloquente e serve bem ao propósito do texto e a iluminação pontua todos os climas com competência. Para complatar, o trabalho de atriz de Paula Cohen faz jus ao bom texto e à produção criativa. Ela coloca o texto no ponto certo: sensibilidade temperada com um toque de bom humor (ou seria vice-versa, engraçada mas sensível?). O resultado é um espetáculo de elegante, com ritmo e inteligência e que merece fazer carreira nos palcos do Brasil. Em São Paulo, este é o último fim de semana. Vale conferir.

Lágrimas Quentes Que Só Meu
Secador Sabe Enxugar –Teatro.
Sábados, às 20h30; domingos.
às 18h. Até 26 de outubro.No
Teatro MuBE Nova Cultural –Rua
Alemanha, 221, São Paulo. Tel.
4301-7521. Ingr.: R$ 50. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados