O que fazer se perder os documentos?

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raija Camargo <br> Do Diário do Grande ABC

A tão sonhada viagem ao Exterior pode virar um verdadeiro pesadelo caso o turista perca os documentos, ou pior, seja roubado. Prevenir é sempre melhor do que remediar, então, mais importante do que fazer as malas e checar se não está esquecendo nada, é tirar uma cópia autenticada de todos os documentos.

“Além da cópia que o viajante vai levar junto ao destino, a dica é sempre deixar outra com algum parente”, aconselha Belmira Beato, gerente de viagens da NumaTur. “Vale lembrar a importância de fazer xerox também dos cartões de crédito e débito”, enfatiza. Os originais devem estar com o turista – de preferência nas bolsinhas junto ao corpo – ou deixados nos cofres dos hotéis.

Se perder o passaporte, a primeira medida é se dirigir à polícia local e fazer um boletim de ocorrência para registrar o que aconteceu. Depois, o turista precisa dirigir-se à embaixada ou consulado e solicitar o documento de caráter emergencial denominado ARB (Autorização de Retorno ao Brasil), que é válido exclusivamente para voltar ao País. Fica pronto, geralmente, em até três dias úteis. Quando estiver de volta ao Brasil, o novo passaporte deverá seguir padrão normal e ser emitido na Polícia Federal.

Em casos que não seja possível acionar o consulado brasileiro do país, o viajante pode entrar em contato com o NAB (Núcleo de Assistência a Brasileiros) do MRE-Itamaraty (Ministério de Relações Exteriores) por telefone (61/2030-8804 ou 61/2030-6456) ou e-mail (dac@itamaraty.gov.br).

CANCELAMENTO
Antes de deixar o país de origem, anote no guia de viagem os números de atendimento de emergência do banco dos cartões de crédito e débito para que possa pedir o cancelamento em casos de perda ou roubos.

Dependendo da situação, o emissor pode enviar um novo cartão em até 48 horas. No caso dos traveller checks, a dica é anotar o número de todas as folhas do talão e riscá-las na medida que for usando. Um golpe comum é roubar apenas uma folha do talão para que a vítima não perceba. Por isso, uma checagem constante evita dores de cabeça.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados