Chocolate, a sensação da Páscoa

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

Foto: André Henriques
Caixa com bombons de biscuit: sugestão da artista plástica Suzete Valente. Foto: André Henriques

A proximidade da Páscoa dá a largada para a temporada de compra de ovos de chocolate. Presentear com as guloseimas faz parte da tradição de vários povos. Os doces são os mais  variados possíveis e a cada ano surgem outros tamanhos, formatos, cores e recheios. A professora de gastronomia Ana Maria Tomazoni pretende fabricar uma tonelada e meia de ovos.

Em todas as culturas, os ovos são relacionados à origem da vida e imediatamente associados à festa de Páscoa. A origem exata do ovo de chocolate como conhecemos é incerta. Alguns o associam à proibição da ingestão de outros alimentos de natureza animal no período da Quaresma, mas o mais provável é que o crescimento da indústria alimentícia no século 19 tenha impulsionado o consumo.

A novidade deste ano são embalagens diferenciadas que nem sempre trazem a iguaria em formato de ovo. A Cromus Embalagens destacou algumas tendências apontadas em feiras internacionais. Apostou nas cores roxo, lilás, pink, rosa, laranja, verde e amarelo e em estampas de poás. Além das  tradicionais embalagens de papel chumbo – que são obrigatórias por serem as mais indicadas para contato com alimentos –, é possível usar tecidos como filó, voalete e TNT, embalagens de cerâmica e caixas de madeira para deixar a guloseima ainda mais personalizada e sofisticada.

Estampas de coelhos, ovos e cenouras agora dão espaço a personagens como galinhas, patos, sapos e vaquinhas. Se a ideia é surpreender o presenteado, nada melhor que investir na embalagem. Acompanhe sugestão da artista plástica Suzete Valente, da Tikarte, no passo a passo ao lado.


Caixa para bombons e trufas

Material: uma caixa decorada Tikarte ref.: 126; verniz incolor; goma laca indiana; tinta acrílica cor chocolate; tinta puff marfim; acqua glitter cor cobre; massas e formas para biscuit; lixa; soprador; pincéis de cerdas macias.

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados