80 anos de Quac!

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Renato Cunha

O pato mais ranzinza do mundo completa 80 anos de existência. Donald foi criado em 1934 por Walt Disney, inicialmente, como coadjuvante das histórias do Mickey. Em 1942, na revista ''Donald Encontra o Ouro dos Piratas'', começou a ter luz própria. Tanto que será um dos homenageados da Comic Con Experience, agendada para o mês de dezembro, em São Paulo. Além dos quadrinhos, o personagem também virou protagonista de seus próprios produtos e de outras obras da Disney, como filmes, seriados de televisão e games.

O jeito inconfundível do pato, sempre à beira de um ataque de nervos, é justamente o que conquista muita gente. Para o especialista em histórias em quadrinhos Roberto Elísio dos Santos, ele representa um comportamento antagônico ao do camundongo. “Como o público queria ver o Mickey bem comportado, Donald se tornou o personagem que podia fazer travessuras, ser atrapalhado e até ficar furioso. Justamente por ser irascível, é que fica engraçado”, diz o especialista, que completa: “é imprevisível, pode ser herói ou vilão.”

No Brasil, as histórias de Donald começaram a ser publicadas no fim da década de 1930, nas revistas ''Mirim'', ''Gibi'' e ''Globo Juvenil'', páginas dominicais produzidas nos Estados Unidos e traduzidas para o português. O professor comenta ainda sobre Carl Barks, chamado de “o homem do pato”, que foi extremamente importante para Donald. “Ele escreveu e desenhou aventuras e quadrinhos cômicos protagonizados pelo personagem e ampliou sua família, com o rico e sovina Tio Patinhas, o sortudo e falastrão primo Gastão e o inventor maluco Professor Pardal”, conta.

O dublador atual de Donald no Brasil é Claudio Galvan, que é ator, diretor, cantor, bailarino e, atualmente, participa do musical ''O Rei Leão''. Em conversa com o Diário, Claudio contou como surgiu o convite para fazer o personagem da Disney. “Quando o dublador original precisou sair por motivos pessoais, eu me candidatei. Participei de conferência com os executivos da empresa e deu tudo certo.” O ‘novo emprego’ caiu como uma luva, já que Galvan é fã antigo do personagem. “Sempre comprei histórias em quadrinhos. Gosto de imitar vozes e tenho facilidade para fazer o Donald, brincava de imitar quando era criança”, diz o dublador.

O estudante Gabriel Nishikata, 18 anos, também elegeu o pato como um de seus favoritos. “Além da personalidade forte, é engraçado, preguiçoso e vive desempregado. Por conta disso, quase sempre se dá mal nas histórias, mas isso nunca o impediu de ser feliz”, comenta. Nishikata conheceu o personagem em fita VHS. “Foi em ''Magic English da Disney'', mas comecei a gostar quando vi desenhos dele na TV”, recorda.

HQS ESPECIAIS

De acordo com Paulo Maffia, editor responsável pelas publicações Disney no Brasil, serão lançadas obras comemorativas do personagem. “Serão quatro edições especiais mensais com 300 páginas só de HQs inéditas cada uma. No primeiro trimestre de 2015, chega a de luxo, com capa dura e 26 histórias criadas pelos 15 maiores artistas da Disney”, adianta.

Maffia explica também a importância do personagem no Brasil. “Donald esteve na primeira publicação da Editora Abril e ostenta o recorde de longevidade no mercado editorial brasileiro: 64 anos de circulação ininterrupta”, acrescenta.
 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados