Rock progressivo na veia

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gustavo Cipriano

Poucos minutos depois das dez da noite haviam se passado quando Jon Anderson, uma das maiores vozes do rock progressivo, subiu ao palco do HSBC Brasil, em São Paulo, no sábado. O público, que reuniu fãs de todas as idades, foi ao delírio com a performance do ex-vocalista do Yes.

O músico não quis nem perder tempo e, logo que pegou o violão, já emendou a primeira nota de Sun Is Calling (presente em seu EP solo Open, de 2011), arrancando assim os primeiros gritos de entusiasmo do público. “Ele brinca de cantar!”, ouvia-se da plateia muitas vezes.

Depois da abertura, o britânico resolveu homenagear os Beatles e Bob Marley, fazendo um medley de She Loves You e One Love. Uma pequena falha rápida nos acordes não tirou o brilho das canções e do coro do público.

O músico só pareceu não ter se sentido confortável para cantar duas das músicas mais conhecidas pelos fãs do Yes em seu tom original: Owner Of a Lonely Heart e Long Distance Runaround, que foram interpretadas em grave e isso fez com que soassem estranhas para quem está acostumado com os gritos finos do intérprete.

Durante toda a apresentação, o cantor arrancou muitas risadas ao contar histórias de sua carreira. Encontros com Robert Plant e o pianista grego Vangelis fizeram de Anderson não só um músico, mas um verdadeiro entertainer.

No intervalo das canções, o ex-integrante do Yes ainda quis passar mensagens positivas aos presentes. O cantor preza muito pelo amor e sempre afirmou que todos somos seres abençoados, com grande luz dentro de nós. Fez questão de ressaltar isso ao público antes de tocar Give Love Each Day (Dê amor todos os dias), presente no disco Magnification (2011) do seu antigo grupo.

É claro que na noite de sábado não houve nem sinal das peças longas e complexas do Yes, mas essa não é a proposta do show solo de Jon Anderson, que é uma experiência única para quem quer relembrar as canções do grupo progressivo ao som da voz marcante e especial que as entoou por tantos anos 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados