Novos tempos do rádio

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Miriam Gimenes

O rádio reinou soberano como veículo de comunicação por muitos anos. Até a televisão entrar no circuito, na década de 1950, o aparelho que emite ondas sonoras – e teve sua primeira transmissão no Brasil em 1922 – era a principal fonte de informação e entretenimento dos ‘queridos ouvintes’.
 
O curioso, no entanto, é que mesmo com o avanço tecnológico de outras mídias, a versatilidade e rapidez de sua propagação ainda garantem a audiência do público. Principalmente os programas que falam todas as línguas, de novela a política, como é o caso do Morning Show, da Rádio Jovem Pan.
Transmitido em AM e FM de segunda a sexta, das 9h30 às 11h30 – até as 10h local e depois em todo País – o programa é uma revista de variedades radiofônica que atinge diversas faixas etárias. O Diário acompanhou os bastidores de uma edição e, da hora que foi ao ar até o seu término, os seis apresentadores, orquestrados pelo ex-VJ da MTV Edgard Piccoli – além dele Paula Carvalho, Dane Taranha, Gustavo Poloni, Gustavo Braun e José Armando Vannucci – conversaram sobre reforma política, jogo da Seleção Brasileira, preço do dólar, reajuste da mensalidade escolar, rebelião, traição, música, novelas, reality show, entre outras coisas.
 
Segundo Dane, que é produtora e está desde a primeira formação do programa, que existe há dois anos, a interação com as redes sociais, inclusive o WhatsApp (94164-3037), aumentou consideravelmente a participação do público. “Os ouvintes podem estar no trânsito e não precisam ligar para interagir. Também podem estar trabalhando e não precisam disfarçar para o chefe. Facilitou muito.” Pelo aplicativo, que recebe cerca de 500 mensagens por dia, também é possível deixar uma mensagem sonora que é colocada ao vivo durante a programação.
 
Outro recurso de mídia usado é o live streaming, que transmite o programa em tempo real pela internet, inclusive no aplicativo da rádio Joven Pan. Para tanto, são usadas três câmeras 3D, que mostram, além dos apresentadores, o cenário recém-inaugurado “No dia em que tivemos a participação da Marina Person (eles entrevistam famosos ao vivo) foi um pico de 15 mil acessos”, revela a produtora. A transmissão, pioneira entre as rádios do País, é dirigida por Nilton Travesso.
Edgard, que começou a carreira em uma rádio de Campinas, diz que é desafiador mediar um programa que trabalhe com tanta informação diariamente. “Comecei na rádio apenas apresentando músicas e, hoje, conduzir a conversa toda é um desafio como comunicador. Tenho de estar muito mais presente.” Segundo ele, mesmo que tivesse de voltar para televisão, faria de tudo para não sair do Morning Show. “Quem trabalha na rádio fica com o vírus na veia.” Para acompanhar o programa, acesse www.jovempanfm.uol.com.br/morning-show.




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